O ministro Alexandre de Moraes tomará posse nesta terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski assumirá como vice-presidente.
Moraes e Lewandowski, que também integram o Supremo Tribunal Federal (STF), vão comandar a corte eleitoral nas eleições de outubro.
Em cerimônias oficiais e manifestações públicas, Moraes tem feito discursos em defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas.
As falas do ministro contrastam com a do presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. Sem provas, Bolsonaro insiste em levantar suspeitas infundadas sobre as eleições brasileiras. Os ataques verbais do presidente da República se dirigem não só ao sistema eleitoral, mas também a Moraes.
As falas de Bolsonaro geraram reações na sociedade civil em defesa da democracia. Diversos atos pelo Estado Democrático de Direito e a favor das eleições brasileiras foram registrados no país na quarta-feira da semana passada. O principal deles, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, reuniu milhares de pessoas, entre juristas, artistas e estudantes.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Jackson Macêdo, se posicionou neste sábado (03)…
A obra avaliada em R$ 5 milhões com o objetivo de conter o avanço do…
Um homem foragido da justiça morreu após confronto com a Polícia Militar nessa sexta-feira (02),…
O relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) nessa sexta-feira (02) trouxe…
Chegando à sua terceira edição, o Forró Verão já pode ser considerado o maior festival…
O primeiro Sabadinho Bom de 2026 será com o Clube do Choro da Paraíba, que…