Ônibus sucateados, tarifas com valores exorbitantes, má qualidade do serviço e número de viagens insuficientes para demanda de passageiros estão entre as reclamações de quem utiliza o transporte público no país. Para garantir um serviço com mais qualidade, o candidato a deputado federal Heron Cid (PSB) defende financiamento público e a criação de um Sistema Único de Transporte Público.
“O pós-pandemia mostrou que o modelo de transporte público está insustentável. O que já era ruim, piorou. Não é um problema das empresas e passageiros; a solução deve passar pela gestão concessionária dos serviços”, sugeriu o jornalista.
Conforme a proposta, seria instituído um financiamento social com mais subsídios públicos para garantir o funcionamento com maior qualidade. O sistema contaria ainda com recursos do Governo Federal para reestruturar a mobilidade urbana dos municípios e garantir subsídios para baratear a passagem no bolso dos usuários.
Heron cita como exemplo outros países no mundo em que o transporte público recebe mais investimentos do poder público. Nesses lugares, além da maior oferta dos ônibus, há também outros meios de transporte de qualidade, de modo que o carro particular é o último a ser considerado na hora de sair de casa.
“O trabalhador e usuário não aguentam mais pagar conta alta por um serviço ruim. Isso tem que mudar. O transporte público é um direito do cidadão e um dever do estado”, afirmou.
Assessoria
A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…
A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…
Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…
Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…
Um homem de aproximadamente 50 anos foi salvo de um incêndio em sua residência na…