Último passo antes da decisão do futuro político de Cásiso Cunha Lima foi dado em Brasília: Luiz Fux toma posse e assume 11ª cadeira do STF
O futuro do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) acaba de ser selado com a posse do ministro Luiz Fux nesta quinta-feira (3) como o 163º ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Juiz de carreira, com quase 30 anos de magistratura, a partir de agora ele ocupa a 11ª cadeira do plenário, deixada pelo ministro aposentado Eros Grau, em agosto do ano passado.
O novo ministro será peça fundamental no desfecho do julgamento do processo do tucano na Paraíba. Ele chega à Corte com todos os focos voltados para si.
Dependerá dele definir sobre a aplicação do Ficha Limpa e liberar, ou não, o registro da candidatura do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). O tucano foi o candidato mais votado na disputa pelo Senado Federal, mas teve o registro barrado com base na nova Lei.
Os advogados de Cunha Lima acreditam que até o final da primeira quinzena de março, os ministros decidam sobre o caso do ex-governador paraibano.
O ministro Fux foi indicado ao cargo pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 1º de fevereiro de 2011. Uma semana depois, foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, e aprovado por unanimidade, com 23 votos. No mesmo dia, foi também aprovado pelo Plenário daquela casa legislativa.
Durante seu discurso na CCJ, o ministro Fux ressaltou que a “fonte de todas as leis é a Constituição Federal”. Ao mesmo tempo, assinalou que “a Justiça é algo que não está só na lei”, porque “também depende da sensibilidade, da humanidade do magistrado”.
Simone Duarte
PB Agora
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…
O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…
A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…