O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou nesta
terça-feira (02/06), que são fundamentais as parcerias com estados e
municípios, para alavancar as obras de mobilidade urbana no país, durante a
assinatura de contrato para implantação do Sistema de Transporte de
Passageiros BRT Oeste no Distrito Federal. “Essa obra vai preparar Brasília
para o futuro. A melhor resposta que se pode dar em termos de
infraestrutura é essa. Para isto, a parceria de estados e municípios é
fundamental para que possamos atender a demanda real da nossa sociedade.”,
ressaltou.
Segundo ele, o país não tinha investimentos em infraestrutura, modernização
e planejamento na área de mobilidade urbana há cerca de 30 anos. Os
recursos foram novamente disponibilizados a partir de 2011, por meio do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “É preciso perder o medo de
investir em obras estruturantes para preparar o país para o futuro”,
enfatizou.
Aguinaldo Ribeiro observou que o BRT Oeste, que ligará as cidades de
Ceilândia, Plano Piloto e Taguatinga, é uma construção imprescindível para
melhorar a qualidade de vida da população.* *“O BRT vai devolver tempo e
vida para as pessoas. É isso que nós estamos defendendo aqui: que haja
planejamento urbano, planejamento na área de mobilidade urbana. E o que é
isso? É a população ter um transporte de qualidade, com uma cobertura boa.
Ou seja, que você tenha disponivel um transporte perto de casa", disse.
O ministro defendeu, ainda, um pacto para convocar todos os órgãos
envolvidos, inclusive os de controle, com o objetivo de acelerar as obras
de mobilidade urbana que estão sendo feitas no país. “Queremos maior
transparência, menor custo e maior rapidez nas obras”, disse.
A assinatura do contrato de financiamento no valor de R$ 517,4 milhões foi
no gabinete do ministro, com a presença do governador do Distrito Federal
(DF), Agnelo Queiroz. Ele afirmou que essa é a principal obra de mobilidade
urbana de Brasília, porque vai atingir as cidades onde está o maior
contingente populacional do DF.
O governador informou que o BRT se chamará Expresso DF Oeste e terá 39 km,
com túneis e viadutos. “Ele vai garantir a mobilidade da nossa população,
que hoje gasta em torno de duas horas para ir ao trabalho, e mais duas
horas para voltar. Isso será reduzido para 40 minutos de ida e 40min de
volta”, disse.
Também disse que a obra vai exigir cerca de cinco licitações públicas de
trechos diferentes e que deve começar ainda neste semestre.
Estiveram presentes o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade
Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos; o
vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli; o vice-presidente de
governo e habitação da Caixa, José Urbano Duarte; o superintendente
regional da Caixa, Elicio Lima; o secretário de obras do Distrito Federal,
David José de Matos; e a coordenadora de planejamento e gestão da Casa
Civil do Governo do Distrito Federal, Cristiane Battiston.
*BRT Oeste* – A obra foi selecionada pelo Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. O investimento total é de R$
725,6 milhões, provenientes de financiamento (R$ 517,4), Orçamento-Geral da
União (R$ 148,4) e contrapartida do Governo do Distrito Federal (R$ 59,7).
De acordo com o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do DF, a
Zona Oeste da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF responde
por cerca 53% do total de demanda por transporte coletivo ao Plano Piloto.
As cidades de Taguatinga e Ceilândia que juntas somam cerca de 800.000
habitantes, cerca de um terço da população do DF.
As intervenções que serão realizadas pelo BRT Oeste são:
· Construção do Corredor Eixo–Oeste que ligará Ceilândia,
Taguatinga e Plano Piloto, com 38,7 km de extensão;
· Alargamento de pistas e construção de faixas exclusivas de ônibus
em vias importantes como Hélio Prates, Comercial Norte, Samdu, EPIG e ESPM;
· Implantação de um Sistema binário nas Avenidas Comercial Norte e
Samdu;
· Revitalização de 4,5km na Estrada Parque Indústria Gráficas;
· Construção de quatro viadutos nas principais interseções, como a
do Setor Policial Sul e a do Parque da Cidade;
· Conclusão do viaduto da Estrada do Setor Policial Militar com a
W3 Sul;
· Construção de um túnel que ligará a EPTG à Avenida Elmo Serejo,
no Centro de Taguatinga.
Assessoria
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