Categorias: Política

Ministro do TCU critica atitudes negacionistas lideradas por Bolsonaro: “Indignação”

PUBLICIDADE

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, criticou o negacionismo com a pandemia, liderado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e disse temer ações que contrariam os protocolos sanitários. Vitalzinho destacou ainda que a atitude do presidente em remover a máscara do rosto de uma criança durante visita ao Rio Grande do Norte, na última quinta-feira (24), lhe causou indignação.

Em entrevista concedida ao jornalista José Nêumanne Pinto, o ministro Vital do Rêgo Filho, que é médico, reprovou a atitude do presidente em passagem pelo município de Jucurutu, no RN. Bolsonaro, ao colocar uma criança em seu braços para tirar fotos, removeu a proteção da criança contra a covid-19. O fato se repetiu na sua passagem pela cidade de Pau dos Ferros, também no RN. Durante uma cerimônia para liberação de recursos para as obras da Barragem de Oiticica, o presidente pediu para a poetisa Larissa Dantas, de 10 anos de idade, tirar a máscara para declamar o cordel que fez para ele.

Vital afirmou que as ações e o discurso adotado pelo chefe da nação presidente causa indignação. “Sinto temor e indignação. O presidente não poderia dar um exemplo desse, até porque nós não temos a chamada ‘imunidade de rebanho’, que é algo que nenhum país do mundo conseguiu atingir. Usar a máscara é como calçar os sapatos e vestir a roupa. O presidente é uma pessoa que tem posições e seguidores e esse é um exemplo que ele não pode dar”, afirmou Vitalzinho.

O ministro destacou que, como médico, se sente indignado por saber que a situação na qual Bolsonaro expôs a criança possui um alto risco de contaminação e, desta forma, de infeções. “As gotículas e secreções que podem sair do corpo humano contaminado vão infectar, desde um bebê recém-nascido até um homem de 90 anos”, alertou Vital.

O ministro demonstrou preocupação com a narrativa construída por Bolsonaro com o intuito de politizar a doença e o uso da máscara. Segundo ele, isso pode gerar uma espécie ‘propaganda’ fazendo com que a população deixe de se proteger. “Vai se tornando uma publicidade, uma propaganda pelo não uso da máscara e daqui a pouco teremos 15% ou 20% da população brigando por isso. Com essa politização, com esse extremismo, esse país caminha pra uma relação de muito desamor”, concluiu o Vital.

Confira momento em que o presidente da República retira a máscara do rosto de uma criança no RN:

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024