Categorias: Política

Ministro Aguinaldo Ribeiro participa de debate no Fórum Urbano Mundial em Nápoles

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participou nesta segunda-feira (03/09), do VI Forum Urbano Mundial, que reúne 55 autoridades em urbanismo de vários países, na cidade de Nápoles, na Itália. O fórum é um dos mais importantes eventos sobre questões urbanas no cenário mundial, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Habitação (ONU-Habitat).
 

Nesta edição, a agenda de debates discute medidas para o futuro das cidades. “A crescente urbanização mundial exige que momentos como este sejam imprescindíveis para consolidar a agenda urbana”, disse o ministro. Além dos debates, o ministro atendeu ao pedido de audiência da economista chefe do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Heid Crebo-Redker.
 

A discussão sobre o futuro das cidades e a troca de experiências ocorreram durante uma mesa redonda com a participação de Aguinaldo Ribeiro, representando o Brasil, e os ministros da Itália, Arábia Saudita, Quênia, Jordânia e Noruega. Na oportunidade, ele comentou sobre o crescimento dos centros urbanos brasileiros.
 

“Há um movimento migratório da população rural para as cidades de médio porte, em busca de novas oportunidades”, disse. Este fenômeno, segundo o ministro, passou a exigir das autoridades brasileiras mais investimentos nos municípios com até 700 mil habitantes.
 

O planejamento foi outro ponto do debate que, na opinião do ministro, é importante para promover o desenvolvimento urbano. No seu pronunciamento, ele concordou com o diretor presidente da ONU Habitat, Joan Closs, que considera necessário planejar medidas para o futuro das cidades.
 

A ONU-Habitat divulgou estudos que mostram que até 2016 as cidades terão o dobro da população atual. “Eu concordo com Joan Closs, o resultado de um bom planejamento é o desenvolvimento urbano adequado para enfrentar o crescimento populacional previsto para os próximos anos”, observou.
 

O enfrentamento da crise econômica foi uma das questões propostas ao ministro durante o debate. Ele destacou que a consolidação de uma política econômica com adoção de medidas eficientes voltadas para o social criaram condições para aumentar a renda familiar. O programa Minha Casa, Minha Vida, disse Aguinaldo Ribeiro, além de dar moradia digna para milhões de famílias brasileiras, gerou empregos e a economia brasileira. “O programa é sempre avaliado para avançarmos ainda mais no desenvolvimento social do nosso país”, informou.
 

O primeiro compromisso do ministro, em Nápoles, foi passar a sede do forum para as autoridades italianas. O V Forum Urbano Mundial foi realizado em 2010, no Rio de Janeiro. “Após 2010, o Brasil sediou a Rio+20 e passamos a incluir a sustentabilidade na agenda urbana mundial. Este tema ganhou mais importância na agenda do governo brasileiro”, disse após passar o martelo, símbolo da sede do fórum, para as autoridades italianas.
 

A agenda na Itália prossegue na terça-feira (04/09), em Turino, onde o ministro conhecerá o sistema de saneamento básico da cidade. Ele será acompanhado pelo governador da província, Piero Fassino, e o secretário de Meio Ambiente de Torino, Roberto Ronco.
 

 

Assessoria

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026