A Paraíba o tempo todo  |

Ministro acata pedido de Manoel Jr e vai tornar obrigatório exame de oximetria gratuito

O Ministério da Saúde acatou o pedido de Manoel Junior [oficializado por meio da Indicação INC 2375/12], para tornar obrigatória a realização gratuita do exame de oximetria em recém-nascidos. 

 

A indicação foi encaminhada ao ministro Alexandre Padilha (PT) e recebeu parecer favorável da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e da Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde.

 

A oximetria é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue. O procedimento deve ser realizado antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.

 

A técnica além de contribuir para o diagnóstico precoce de problemas cardíacos auxilia ainda, na avaliação da eficácia de manobras de reanimação. “Sem sombra de dúvidas, a oximetria é de fundamental importância para todos os recém-nascidos e vai resultar em ganho para o sistema de saúde público como um todo”, disse Manoel Junior.

 

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 1.000 crianças nascidas vivas, uma média de oito apresentam algum tipo de cardiopatia congênita, necessitando de cuidados médicos específicos.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe