Foto: Adalberto Marques/MGI
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, formaliza, nesta sexta-feira (10), às 10h, a entrega de quatro imóveis da União na Paraíba e a adesão de João Pessoa ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). A destinação de imóveis integra o Programa Imóvel da Gente, que destina bens públicos ociosos ou subutilizados para fortalecer políticas sociais essenciais. O destaque da agenda é uso do Imóvel da Gente para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial o atendimento a pacientes oncológicos.
O evento contará com a presença do governador João Azevêdo, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena, além de autoridades federais, estaduais e municipais.
Em João Pessoa, será cedido à Fundação Napoleão Laureano um conjunto de galpões com 3.429,68 m² de terreno e 1.717,25 m² de área construída. O espaço, atualmente desocupado, será adaptado para a instalação de 50 leitos exclusivos de cuidados paliativos destinados a pacientes oncológicos atendidos pelo SUS, ampliando o conforto e a dignidade no atendimento à população de baixa renda.
Em Campina Grande, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), instituição filantrópica reconhecida por sua atuação em tratamentos oncológicos de alta complexidade, receberá a cessão de um imóvel de 438 m² de área construída. O espaço será transformado em um Centro de Referência em Reabilitação de pacientes oncológicos, com consultórios médicos, áreas multidisciplinares e ambientes de reabilitação psicomotora. A iniciativa vai ampliar os serviços já oferecidos pela FAP, que atende pacientes de 148 municípios, sendo 90% deles pelo SUS.
Ainda em Campina Grande, será formalizada a doação do imóvel que abriga o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A medida garante a regularização da área e assegura a continuidade das atividades do hospital, que oferece assistência de média e alta complexidade, além de desempenhar papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.
No sertão paraibano, o município de Malta receberá o imóvel da União que anteriormente abrigava instalações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O espaço será adaptado para a instalação de uma base descentralizada do SAMU, reforçando a rede de atendimento de urgência e ampliando a agilidade nos serviços de saúde na região.
As ações integram a linha prioritária nº 3 do programa, voltada à área da saúde, em alinhamento com a iniciativa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento de pacientes do SUS, com foco em seis áreas prioritárias – a oncologia entre elas.
Em relação ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), João Pessoa será uma das cidades pioneiras a integrar a iniciativa: 5ª do Brasil, ao lado de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ). O PNGI oferece um pacote de mais de 30 serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública municipal. Funciona como uma porta de entrada única: em um só lugar, estados e municípios podem acessar um pacote de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública em áreas estratégicas como transformação digital e compras públicas.
Imóvel da Gente
O Programa de Democratização de Imóveis da União, conhecido como Programa Imóvel da Gente, é uma iniciativa do Governo Federal que direciona imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas de habitação, educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e outras áreas.
Desde sua criação, o programa já destinou cerca de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. Ao todo, mais de 18,5 mil km² foram destinados em 501 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.
Ascom Ministério da Gestão e Inovação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…