Categorias: Política

Ministra destaca ações pela autonomia e pelo combate à violência contra a mulher na Paraíba

PUBLICIDADE

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, comentou no início da tarde de hoje, dia 22, durante almoço com o Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT-PB), as principais ações de apoio às mulheres que deverão ser implantadas na Paraíba, além das políticas públicas de apoio ao gênero no âmbito nacional. O evento contou com as presenças da secretária de Mulheres do PT-PB, Socorro Brito, e de Doraci Vieira, que é membro da Executiva e ex-secretária estadual de Política para as Mulheres.

Iriny Lopes ressaltou as ações de maior prioridade em favor das mulheres no estado, discutidas pela manhã durante o seu encontro com o governador Ricardo Coutinho: “Uma das medidas prioritárias na Paraíba é a alteração na notificação de casos de homicídios e violência, com o intuito de investigar as causas desses crimes. Além disso, a instalação da Vara Especializada das Mulheres é o primeiro passo para a criação do Juizado Especial”.

A ministra também ressaltou as metas mais importantes para o país nas questões de autonomia e de proteção da mulher contra a violência: “Estamos buscando a constituição do Programa de Autonomia Econômica e Financeira e a consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher”.

Mais inclusão e poder para as mulheres
A secretária de Mulheres do PT-PB, Socorro Brito, destacou durante o almoço, além das políticas de combate à violência e de autonomia das mulheres, as ações de inclusão política do gênero: “Lutamos pelas políticas inclusivas das mulheres no PT e em cargos eletivos, ou seja,precisamos de uma reforma política com lista partidária, com paridade e alternância de sexos, além do financiamento democrático da campanha. As mulheres do PT farão uma plataforma de luta para que sejam feitas ações nos municípios voltadas para a mulher, defendendo as políticas do governo Dilma”.

Doraci Vieira, membro da Executiva de Mulheres do PT-PB, também apontou para a mudança de valores a partir do crescimento do poder das mulheres na sociedade através de ações do Setorial de Mulheres do partido: “Uma de nossas tarefas é promover o fortalecimento do empoderamento das mulheres, para que possam ocupar mais espaço dentro do PT e na sociedade como agentes sociais e políticos. A partir daí, provocaremos o debate para a construção de novos valores culturais que ajudarão na mudança de comportamentos machistas e desrespeitosos. Assim, poderemos construir uma sociedade mais igualitária, respeitando os papéis de cada um”.
 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre irmão do deputado estadual Branco Mendes; ALPB emite nota

Na noite de ontem, terça-feira (28), foi confirmado o falecimento de Jurandir Mendes, irmão do…

29 de maio de 2024

Homem é detido após ameaças a policial, na cidade de Bayeux

Foi preso na tarde de ontem (28), sob a acusação de ameaçar um policial militar…

29 de maio de 2024

Briga de casal termina com morte de filha de 4 anos no bairro de Mangabeira, em João Pessoa

Uma briga de casal terminou em tragédia no bairro de Mangabeira, na manhã desta terça-feira…

29 de maio de 2024

Maior São João do Mundo, realizado em CG abrigará 28% a mais de público no PP

O São João de Campina Grande, um dos eventos mais esperados do Nordeste brasileiro, está…

29 de maio de 2024

Mais de 34 mil famílias vão receber Auxílio Reconstrução nesta semana

Em meio a catástrofe climática, 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas chuvas no estado irão receber…

29 de maio de 2024

Polícia deflagra operação e apreende 270 litros de loló no bairro Santa Terezinha, em Campina Grande

Uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande realizada na madrugada de…

29 de maio de 2024