Categorias: Política

Ministério Público pode mandar retirar placas com nomes e imagens de políticos na Paraíba

O promotor eleitoral de Campina Grande, Herbert Douglas Targino, vai sugerir à Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba que siga o exemplo de Pernambuco e elabore um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os representantes das empresas de outdoors , para retirar as placas com nomes e imagens de políticos afixadas em todo o Estado.

Para Herbert, a divulgação pode se constituir em propaganda eleitoral antecipada, principalmente por eventuais pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro. Embora os políticos se atenham a mensagens de feliz Ano-Novo e renovação de compromissos com o eleitorado, Targino entende que subliminarmente pode existir uma intenção de propaganda.

O promotor lembrou que a propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 6 de julho de 2010, conforme a Lei n.º 9.504/97, art. 36, caput e § 2º). Acrescentou que, ao postulante a candidatura a cargo eletivo é permitida a realização, na quinzena anterior à escolha pelo partido político, de propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, inclusive mediante a fixação de faixas e cartazes em local próximo da convenção, com mensagem aos convencionais, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor. A propaganda, no entanto, deverá ser imediatamente retirada após a respectiva convenção.

Vedação

Além disso, é vedada a propaganda eleitoral por meio de outdoors, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Ainda de acordo com a legislação, não será considerada propaganda eleitoral antecipada a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se mencione a possível candidatura, ou se faça pedido de votos ou de apoio eleitoral.

Do mesmo modo, a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico.

 

Jornal da Paraíba

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026