A Paraíba o tempo todo  |

Mídia nacional elenca estratégias de Hugo para garantir o apoio de Lula a Nabor para o Senado nestas eleições

FOTO ASSESSORIA DE HUGO

Reportagem do jornal O Globo, desta segunda-feira (19), trouxe detalhes dos diálogos que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), vem tendo para alcançar a meta de emplacar o seu pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), como candidato ao Senado na Paraíba com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ((PT).

Segundo a reportagem, no fim do ano passado Motta articulou a aprovação de projetos importantes para o governo, como um projeto de lei que reduz incentivos fiscais e amplia a taxação das bets, e teve uma reunião com Lula para alinhar essa votação. No entanto, há atritos em outra frente, como na aprovação do projeto da redução de penas para o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos no 8 de janeiro. Motta inclusive não esteve presente na cerimônia em que Lula organizou para lembrar a data. No evento, o petista vetou o projeto.

Ainda conforme a matéria, Motta e o PT fazem parte do mesmo grupo na Paraíba. O partido do presidente da Câmara e a legenda de Lula estão na base do governador João Azevedo (PSB), que articula ele próprio uma candidatura ao Senado e tenta fazer o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como seu sucessor.

“Aliados de Hugo Motta e Nabor minimizam a indefinição envolvendo o PT e dizem que o pré-candidato do Republicanos ao Senado tem a vantagem de ter o apoio de grande parte dos prefeitos da Paraíba. Também avaliam que Nabor está competitivo nas pesquisas considerando que ele lançou a candidatura recentemente. Também há uma avaliação de que se Nabor não estivesse forte na disputa, Veneziano não precisaria se movimentar como se movimenta para tentar garantir a reeleição”, diz trecho da reportagem ao destacar ainda que apesar de ser da base do atual governador, o PT não decidiu ainda quem vai apoiar para o Senado e nem para governador.

Em entrevista coletiva na Paraíba no último dia 12, Nabor deixou claro que busca acenar a Lula. “Claro que sim (sobre a possibilidade de Lula apoiá-lo para o Senado), ele sabe do nosso compromisso, dos gestos que tivemos, não escondo de ninguém que durante toda vida nosso voto foi em Lula para presidente. A gente está avançando nessa questão e tenho certeza que vai dar tudo certo”, disse.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara também falou sobre o assunto, mas foi comedido. “Isso (apoio do PT) primeiro depende do presidente, depende do partido do presidente. O que nós temos aqui procurado dialogar no âmbito do Republicanos e da aliança que nós temos com o governador João Azevedo, com o vice-governador Lucas, é ter um projeto que verdadeiramente represente aquilo que o estado precisa e tem tido de bom nos últimos anos” declarou Hugo Motta.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464