Categorias: Política

Mídia nacional aponta que Lula confia em Hugo Motta para recompor base de apoio no Congresso Nacional

Reportagem do jornal Gazeta do Povo deste final de semana trouxe que após uma série de derrotas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início a um movimento para tentar recompor sua base de apoio no Congresso Nacional. Segundo a reportagem, Lula depositou sua confiança para essa missão na pessoa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que estaria sendo escutado nas negociações e assumido papel central na articulação política do governo.

Ainda de acordo com a reportagem, Hugo, participou recentemente de uma reunião com a ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o líder do PP na Câmara, Doutor Luizinho (RJ), e o ministro do Esporte, André Fufuca, para discutir a recomposição.

Conforme a matéria, Motta vem atuando como ponte entre o Planalto e as bancadas do PP e do União, desde que as direções nacionais dessas siglas romperam formalmente com o governo. Ao menos cinco deputados relataram ter sido procurados por assessores de Gleisi nos últimos dias, em uma tentativa de reaproximação após as demissões. “Vamos repactuar a construção dos partidos que estão dispostos a caminhar com o governo para aprovação daquelas matérias que são estratégicas para o país e para o governo”, afirmou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Líderes próximos a Hugo Motta afirmaram a reportagem que o deputado tem um papel estratégico nesse processo de recomposição, com atenção especial aos seus interesses eleitorais na Paraíba, estado considerado um reduto de apoio a Lula. Embora não tenha poder direto sobre a escolha dos novos ocupantes dos cargos, Motta atuará como interlocutor entre o governo e os interessados nas nomeações, o que tende a ampliar sua influência sobre as bancadas parlamentares.

Questionado sobre o posicionamento do Republicanos nas eleições presidenciais de 2026, Motta evitou antecipar qualquer definição. “O nosso partido tem discutido isso de maneira muito responsável. Não há ainda um alinhamento. O Republicanos é um partido de centro-direita, tem o governador de São Paulo em seus quadros, tem dentro do partido integrantes que defendem o presidente Lula, mas penso que essa definição deve ficar para o ano que vem”, afirmou.

Em nível nacional, o Republicanos sinaliza a possibilidade de lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à Presidência da República. O paulista é visto como uma das principais apostas do Centrão para enfrentar Lula em 2026.

Ao ser questionado se, na Paraíba, apoiaria a reeleição do petista, Motta respondeu com cautela: “eu, enquanto presidente da Câmara, tenho que ter a responsabilidade de saber o cargo que hoje ocupo. Qualquer posição política que eu tome a favor ou contra qualquer candidatura neste momento pode atrapalhar o nosso dia a dia na Câmara”, desconversou.

Questionado sobre a relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara, Hugo Motta reconheceu que o diálogo ainda precisa evoluir. “Ainda tem muito o que melhorar”, afirmou o presidente da Câmara.

Redação

Últimas notícias

Justiça proíbe uso da bíblia e durante sessões da Assembleia Legislativa da Paraíba

Nesta quarta-feira (4), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarou inconstitucional a expressão “sob…

4 de fevereiro de 2026

Indústria é embargada por lançamento irregular de efluentes no Parque das Três Lagoas

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, nesta quarta-feira (4), uma operação de…

4 de fevereiro de 2026

Clássico entre Treze e Campinense terá torcidas divididas e 15 mil ingressos disponíveis

O Clássico entre Treze e Campinense, marcado para o próximo domingo às 18h no estádio…

4 de fevereiro de 2026

Amizades protocoladas: Trump, Petro e o jogo do poder!

Sem pompa, sem grande cerimonial, Donald Trump acaba de receber o presidente da Colômbia na…

4 de fevereiro de 2026

Cícero, Veneziano e Fábio Ramalho juntos em Brasília alimentam rumores sobre chapa

Um registro feito no gabinete do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Brasília nessa…

4 de fevereiro de 2026

De olho na reeleição na Câmara, Romero evita vice de Cícero e joga preferência para Pedro

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) revelou nesta quarta-feira (4) sua preferência pelo ex-deputado federal…

4 de fevereiro de 2026