Mersinho Lucena se reúne com ministro da Pesca para discutir melhorias na produção de camarão no estado

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula, nesta quinta-feira (1), em João Pessoa. Durante o encontro, eles debateram o investimento do Governo Federal para melhorar a produção de camarão na Paraíba.

O parlamentar participou de um almoço, que também contou com a presença do superintendente Federal da Pesca e Aquicultura da Paraíba, Pablo Gouveia, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo Vieira, a vereadora de Campina Grande, Eva Gouveia. Eles também visitaram a empresa Camar Camarao Maricultura Ltda, que fica no bairro de Mandacaru, na Capital.

Mersinho destacou o apoio solicitado ao ministro, durante a reunião, para a Associação dos Carcinicultores da Paraíba (ACPB), que fica no município de Itabaiana. O deputado garantiu uma emenda para melhorar a produção do camarão, incluindo também o levantamento das áreas potenciais do Estado. Ele conta com o apoio dos governos federal e estadual.

“O Ministério vai dar todo apoio, e eu me comprometi com a cooperativa de encaminhar um emenda para a construção da indústria. O Governo do Estado está no processo para fazer a doação do terreno e a minha emenda vai contemplar principalmente os pequenos produtores de camarões e peixes, que hoje têm que mandar toda a sua produção, que muitas vezes é adquirida por atravessadores, que faz com que o preço não seja justo, e encaminham para Pernambuco para que sejam beneficiados lá. Daí acontece que ficam os empregos e os impostos para o estado de Pernambuco”, explicou Mersinho.

O parlamentar também ressaltou que dialogou com o ministro André de Paula a retomada da exportação dos camarões brasileiros no mercado internacional, com a reabertura do mercado de camarão da União Europeia e, de forma mais imediata, do emergente mercado importador de camarão da China.

“Há 20 anos o Brasil chegou a exportar $225 milhões por ano. Já no ano passado, exportou somente $1,5 milhão. Então, a gente precisa retomar essa questão da exportação dos camarões com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Pesca, para que possamos fomentar ainda mais essa produção no nosso estado, que é a terceira maior do Brasil e tem potencial para ser a primeira, devido a qualidade da água, pela questão do sol e a produção que hoje conseguimos entregar dentro dos nossos viveiros”, disse Mersinho.

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026