Categorias: Política

Memorial Parlamentar será inaugurado

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima semana, uma programação especial para marcar os 185 das atividades legislativas na Paraíba. O ponto alto da programação será a inauguração do Memorial Parlamentar, que permitirá ao cidadão uma visão organizada e documentada das normas, grupos sociais, acontecimentos históricos que se sucederam, e dos protagonistas da própria história política do Estado.

Os 185 anos de história do Poder Legislativo serão marcados por uma programação que tem início no próximo dia 8. Serão realizadas sessões solenes com homenagens a ex-servidores, ex-presidentes de Mesa Diretora e ex-deputados.

Os jornalistas que cobrem as atividades do Poder Legislativo terão uma exposição sobre o Memorial Parlamentar e farão uma visita para conhecer o seu funcionamento.

No dia 10, ao lado de outras autoridades, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), fará a inauguração do Memorial. “A criação de espaços de preservação de memória pelos poderes públicos é essencial para que as pessoas possam perceber o seu papel protagonista na história”, afirmou o deputado.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que foram deputados estaduais, já foram convidados para as comemorações dos 185 anos do Legislativo estadual.

A proposta de implantação do Memorial Parlamentar do Poder Legislativo da Paraíba se fundamenta na história da Assembléia. A diretora do Departamento de Cultura e Memorial, Cida Lôbo, destaca o valor do resgate dessa documentação, para a própria história da Paraíba e do Brasil e o valor do memorial para os cidadãos paraibanos. “Apesar da grande representatividade do seu acervo patrimonial, a Paraíba possui uma tradição de preservação de acervos bastante deficitária. O projeto pretende socializar as informações numa disposição de temporalidade, permitindo a visualização de permanências e transformações das experiências coletivas do povo paraibano”, observou.

Para a diretora Ana Izabel de Souza Leão, “o Memorial Parlamentar será muito mais que um prédio ou uma coleção. Será a referência de um Poder que legisla em prol dos cidadãos, lugar por onde passam as decisões e são registradas nos documentos que formam a história do Estado”.

 

ALPB
 

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026