Categorias: Política

Membros do Levante Popular da PB falam em demarcar a Transposição

PUBLICIDADE

 A coordenadora estadual do Levante Popular da Juventude na Paraíba, Mariana Davi, explicou que a vinda dos ex-presidentes à Paraíba representa, para o movimento, uma demonstração de que o povo paraibano não aceita que o “governo golpista” se aproprie de obras que foram construídas por um governo legítimo.

“Apesar de a obra não ter dono e ser uma conquista do povo nordestino, é preciso que a gente demarque, politicamente, quem foi que realizou esse projeto que é tão ambicioso e demandou tantos investimentos. Quem construiu foram os governos eleitos democraticamente, e a execução dessa obra faz parte de um projeto político que tem como prioridade beneficiar, de fato, a população mais pobre, o que é o oposto do que está sendo colocado agora no governo de Michel Temer, que vem retirando direitos e propondo diversas reformas que vão afetar, principalmente, a classe trabalhadora”.

O projeto de Transposição do Rio São Francisco vem sendo debatido desde o Brasil Império, e em 1847 já existiam projetos para trazer as águas do rio até o Ceará. Em 1879, o imperador Dom Pedro II, alarmado com a situação de seca vivida pelo Nordeste, se preocupou em encomendar estudos que pudessem viabilizar a distribuição das águas para as áreas afetadas pelas secas, o que não foi possível. A transposição A Transposição do Rio São Francisco tem 477 quilômetros de extensão e está organizada em dois eixos, o Norte e o Leste, que incluem nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações de energia e 270 quilômetros de linhas de transmissão. O projeto está orçado em R$ 9,6 bilhões, e tinha, até o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, em agosto do ano passado, quase 90% de suas obras concluídas.

O Eixo Leste da obra, que já foi concluído, tem 217 quilômetros de extensão e vai garantir o abastecimento hídrico de 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco, inclusive de Monteiro e Campina Grande.

O Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão e começa em Pernambuco, seguindo para o Ceará e depois para a Paraíba, terminando o percurso em Cajazeiras. De acordo com o governo, a etapa tem 95% de suas obras concluídas e deve ser inaugurada no segundo semestre de 2017.
Quando finalizada, a Transposição do Rio São Francisco irá beneficiar um total de 12 milhões de pessoas, distribuídas em 390 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

De acordo com o historiador, professor universitário e pesquisador do Semiárido, Jonas Duarte, essa situação incentivou a criação, em 1909, do Instituto de Obras Contra as Secas (Iops), que depois viria a se tornar o atual Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

Segundo ele, a partir do lançamento de obras escritas pelo agrônomo Guimarães Duque, em meados do século XX, surgiu a ideia de que a solução para o Semiárido era não somente a chegada da água, mas também o aproveitamento do potencial ecológico da região. “Durante a década de 2000, surgiu a perspectiva mais atual sobre o Semiárido de que é preciso conviver com a semiaridez. Foi baseado nisso que muitos movimentos sociais foram contra o projeto de Transposição, pois eles achavam que a realização não seria necessária”, explicou o professor.

De acordo com Duarte, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, compactuam da visão de que a água e a transposição das bacias do São Francisco são a base para a solução dos problemas enfrentados pela população do Semiárido.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024, revela IBGE

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desocupação de 9,9%, ou…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447…

19 de maio de 2024

Tradição, modernidade e turismo: negócios que sobrevivem ao tempo e se reinventam na Feira Central de Campina Grande

Tradição, empreendedorismo, memória, resistência e ponto turístico. Ao redor da Feira Central de Campina Grande,…

19 de maio de 2024

Homem é detido ao tentar vender barco roubado de Ranniery Gomes ao próprio artista

Um homem foi preso ao tentar vender um barco roubado ao cantor e sanfoneiro Ranniery…

19 de maio de 2024