Categorias: Política

Marina aprendeu a ler usando tabuada

Marina Silva aprendeu a ler “fazendo cálculos matemáticos”. É assim que ela define a maneira como decorou as letras e aprendeu a formar palavras. Nascida no seringal Bagaço, colocação Breu Velho, a 70 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, a candidata à presidência do Brasil não freqüentou a escola antes dos 16 anos. Quando jovem, foi para a cidade tratar de uma doença e resolveu fazer Mobral, um curso de alfabetização para adultos.

– Quando entrei na sala de aula, a professora estava ensinando os fonemas. E eu fiz um cálculo matemático na minha cabeça. Vi que ela formou a palavra banana e tive um “insight” [esclarecimento]. Pensei: é assim, aprende as letras e soma o som delas. Fui para casa aprender o som das letras para somar esses sons.

Ela critica a falta de presença do poder público no Acre. Diz que teve sorte, mas que a maioria das pessoas de sua região não teve acesso à educação. Por falta de escolas nos seringais, quem mora nas comunidades corre o risco de passar a vida toda sem aprender a ler e escrever.

O aprendizado só ocorreu porque Marina queria ser freira. Ela conta que sua avó dizia “não existir freira analfabeta”. Durante o tempo em Rio Branco, a candidata morou com um tio na periferia da cidade. Os estudos progrediram com a ajuda de um primo.

– Meu primo fez o alfabeto no papel e eu fiquei decorando. E comecei a somar. Com 15 dias eu já sabia ler e escrever. Como também já sabia somar, a professora falou “você pode ir para a outra turma”, que equivalia às quatro primeiras séries do primário.

Militância

Marina começou a ter aulas com esse grupo em 15 de setembro de 1975. Em outubro, passou a outra turma, de educação integrada.

– Esse curso terminava em dezembro, com um “provão”. Eram 46 [alunos fazendo o teste] e passaram três. Eu estava entre os três, com média de cinco e meio.

Nessa época, com 17 anos, ela foi aprovada para estudar no instituto Imaculada Conceição, um colégio público mantido por freiras católicas. Lá, Marina começava a quinta série do ginásio.

– Tive que “ralar” bastante para provar à madre [superiora] que eu podia ficar na quinta série, com aquele meu primário feito em menos de três meses.

Marina fez supletivo da sexta série em diante. Concluiu o segundo grau aos 22 anos e entrou como 18ª colocada no curso de história da Universidade Federal do Acre. Desistiu do celibato, se envolveu com política e tornou-se companheira de luta de Chico Mendes. Ajudou a criar as bases do sindicalismo no Acre, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores no Estado e continuou estudando.

Depois dos diplomas, especializou-se como psicopedagoga pela Universidade Católica e em teoria psicanalítica na UnB (Universidade de Brasília). Nesta quinta-feira (10) tornou-se oficialmente a primeira candidata à presidência da República nas eleições de outubro.

G1

 

Últimas notícias

STTP vai suspender atendimento ao público nesta quinta-feira em função da morte do jornalista Astrogildo Pereira

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informou que o antendimento…

3 de fevereiro de 2026

Edvaldo Neto anuncia vereador Edglêi Ramalho como pré-candidato a vice em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), oficializou nesta terça-feira (3) o nome de seu…

3 de fevereiro de 2026

“Desliga a câmera”: Emerson Panta surge deitado em cama durante transmissão oficial de sessão da ALPB

A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…

3 de fevereiro de 2026

Efraim Filho admite diálogo político com Hugo e Nabor, mas descarta anúncio de alianças ‘no momento’

Pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, o senador Efraim Filho (União Brasil) admitiu, durante…

3 de fevereiro de 2026

Adriano Galdino garante equilíbrio dos debates na ALPB mesmo em ano eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta…

3 de fevereiro de 2026

Preço do litro da gasolina reduz em postos de JP e já por ser encontrado por R$ 5,75; saiba onde

Pesquisa de preços para combustíveis realizada pelo Procon de João Pessoa encontrou o menor preço…

3 de fevereiro de 2026