Categorias: Política

Marco regulatório da IA avança após encerramento das audiências públicas e relator, deputado Aguinaldo Ribeiro destaca: “Preparar o Brasil para o futuro”

PUBLICIDADE

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da Comissão Especial da Inteligência Artificial na Câmara dos Deputados, anunciou nesta terça-feira (30) o encerramento da fase de audiências públicas do colegiado. A comissão, presidida pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR), foi responsável por conduzir uma série de debates com especialistas, instituições e representantes da sociedade civil sobre os impactos e desafios da regulação da IA no Brasil.

“Foram dias de intensos debates, diálogos e contribuições valiosas que enriqueceram ainda mais nosso relatório. Quero agradecer a cada especialista, instituição e cidadão que compartilhou sua visão e ajudou a construir esse caminho”, afirmou Aguinaldo, destacando a competência da presidência da comissão e o papel colaborativo dos participantes.

O parlamentar ressaltou que o trabalho agora entra em uma nova etapa, com foco na consolidação de um texto que reflita equilíbrio entre inovação tecnológica e proteção dos direitos fundamentais.

“Construímos uma regulação com a leveza necessária para fomentar um ambiente de utilidade à sociedade, mas também com a dureza indispensável para proteger o cidadão em seus aspectos mais relevantes”, disse.

Entre os temas centrais abordados nas audiências, Ribeiro destacou a soberania nacional, a segurança dos dados, e a recente medida provisória sobre data centers, que deverá ser incorporada ao debate legislativo. O relator também mencionou que o texto atual conta com cerca de 80 artigos, e que o desafio agora é refinar e aperfeiçoar o conteúdo para que o Brasil tenha uma regulação de vanguarda.

“Estamos felizes por encerrar essa fase, mas sabemos que ainda temos uma caminhada pela frente até o fim do ano. O trabalho continua com ainda mais dedicação e responsabilidade para que possamos entregar um marco regulatório moderno, seguro e capaz de preparar o Brasil para o futuro”, concluiu.

A Comissão Especial da Inteligência Artificial tem como objetivo estabelecer diretrizes legais para o uso ético, seguro e responsável da tecnologia no país, diante de seu avanço acelerado e crescente impacto em diversos setores da sociedade.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corinthians vence Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…

21 de dezembro de 2025

Em nota, PSB-PB lamenta morte de Edmilson Soares e diz que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de JP e PB

O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…

21 de dezembro de 2025

Cena do filme O Agente Secreto resgata lembranças da lenda urbana recifense da Perna Cabeluda

Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…

21 de dezembro de 2025

Campina Grande inicia semana com mais de 670 oportunidades de emprego; confira vagas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

21 de dezembro de 2025

Ano novo, emprego novo: Paraíba tem mais de 500 vagas de emprego em várias cidades no final do ano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…

21 de dezembro de 2025

Polícia prende em flagrante homem suspeito de arrastar esposa pelo pescoço em restaurante no Vale do Piancó

Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…

21 de dezembro de 2025