Categorias: Política

Maranhão retoma a 2ª etapa da adutora do Congo

PUBLICIDADE

 

Obra vai garantir água para 24 mil
habitantes de sete cidades do Cariri

O governador José Maranhão assina na próxima segunda-feira (8), às 15 horas, no município de Ouro Velho, a ordem de serviço para a retomada das obras da segunda etapa da adutora do Congo. O valor do contrato da obra é de R$ 14.887.883,43. As fontes de recursos financeiros são do Banco Mundial (BIRD) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Governo do Estado. O sistema adutor vai garantir água tratada para cerca de 24 mil habitantes de sete cidades do Cariri Ocidental: Gurjão, Parari, Livramento, São José dos Cordeiros, Prata, Ouro Velho e Amparo.   

Recentemente foram assinadas as ordens de fornecimento das tubulações para as indústrias de São Paulo, que estão chegando segunda-feira a São João do Cariri. Maranhão chega a São João do Cariri às 14 horas e segue com o comboio das carretas transportando os tubos para a cidade de Ouro Velho, onde autoriza a retomada das obras da adutora do Congo.

A segunda etapa da Adutora do Congo terá 140 quilômetros de extensão. A adutora do Congo é uma obra que teve parte construída no segundo governo Maranhão. Além do sistema adutor do Congo, o Governo do Estado executa simultaneamente as obras de mais quatro adutoras: Acauã, Capivara, São José e a Transposição Litorânea.

O governador José Maranhão falou recentemente em seu programa semanal de rádio sobre o reinício da construção da adutora do Congo, na região do Cariri. Ele lembrou que a adutora do Congo teve o projeto concebido e iniciado em seu governo, inclusive as tratativas para ter financiamento do Banco Mundial (Bird), que “alivia muito as cargas de investimentos sobre o Estado, permitindo um parcelamento de longo prazo no resgate dessa dívida”.
“Essa é outra obra pela qual eu tenho o maior empenho e o maior zelo, porque é absolutamente necessária para o abastecimento de água daquela parte do Cariri”, reiterou. Maranhão revelou que tão logo assumiu o Governo do Estado teve que negociar com o Banco Mundial a reativação do financiamento do projeto, sendo bem sucedido.
 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no RS

Catástrofe Climática. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Grande…

16 de maio de 2024

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Em meio a tragédia climática no Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol…

16 de maio de 2024

PM baleado após discussão sobre cachorro morre em Bayeux

O sargento da Polícia Militar Severino Matias, 45 anos, que recebeu um disparo de arma…

16 de maio de 2024

Paraíba registra aumento de 90% nas doações de órgãos neste ano

A Paraíba tem visto um crescimento significativo nas doações de órgãos para transplantes em 2024.…

16 de maio de 2024

Acusados de matar e concretar corpo de mulher em Pedras de Fogo vão a júri hoje

A justiça paraibana, deve colocar em júri popular nesta quinta-feira (16), os acusados de matar…

16 de maio de 2024

Dois homens são alvejados a tiros ao deixar quadra de esportes no bairro do Róger, em João Pessoa

Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na noite de ontem (15), quando dois jovens…

16 de maio de 2024