Categorias: Política

Maranhão aperta o cerco

O governador José Maranhão (PMDB) nomeou através de ato publicado no Diário Oficial, em sua edição desta quarta-feira, o coronel PM Marcos Aurélio de Araújo Carvalho para o cargo de provimento em comissão como novo Corregedor da Polícia Militar, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Homem de confiança

Ele é médico, especialista em Pediatria, integrante do Quadro de Saúde da PM. Uma de suas missões é auxiliar o secretário titular da pasta, delegado Gustavo Ferraz Gominho, a apurar desvios de conduta verificados no âmbito da corporação.

Homônimo-homógrafo

Apesar do nome quase igual, o leitor-internauta não deve confundir o novo Corregedor da PM com o ex-comandante-geral da própria Polícia Militar, coronel Marcos Antonio Jácome Soares de Carvalho, que passou apenas seis meses à frente do cargo (de 19 de fevereiro a 19 de agosto do ano passado).

De titular a adjunto

Em virtude dessa nomeação, foi exonerado também o coronel PM José Jorge da Silva, ex-ocupante do cargo de provimento em comissão de Corregedor da Polícia Militar, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Ex-auxiliar de Cícero

Ex-ajudante-de-ordens do senador Cícero Lucena (PSDB), o coronel Jorge passou a ser Adjunto do Corregedor Geral, coronel PM Marcos Aurélio de Araújo Carvalho. Jorge também foi secretário-chefe da Assessoria Militar da Prefeitura Municipal de João Pessoa, durante a gestão de Cícero (entre 1997 e 2004).

Reforçando o “Guardião”

Já Walmir de Figueiredo Sobral foi nomeado pelo governador para ocupar o cargo de provimento em comissão de Gerente de Operações de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social. Ele será responsável pela coordenação de atividades de alto risco, como grampeamento telefônico autorizado pela Justiça e mapeamento de ligações celulares clandestinas (monitoradas pelo equipamento de espionagem eletrônica denominado tecnicamente de “Guardião”).

Mais apoio jurídico

Maranhão também nomeou a advogada Karla Cristiane Sampaio Nunes Boto, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Assistente Jurídico da Corregedoria Geral da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Grupos de extermínio

Todos juntos, eles enfrentarão os próximos passos do inquérito-mãe instaurado para apurar denúncias sobre a existência da participação de cerca de 40 policiais militares (entre soldados e oficiais graduados) em supostos crimes de pistolagem praticados por grupos de extermínio, na Paraíba.

Linha direta PTB-PSDB

O senador Cícero Lucena (presidente do diretório estadual do PSDB) fez uma ligação telefônica celular, na tarde desta quarta-feira, para o deputado federal Armando Abílio (presidente do diretório estadual do PTB). Eles marcaram uma conversa reservada, pessoalmente, sigilosa, sem testemunhas, para acontecer ainda hoje, assim que a agenda de ambos permitir.

Perda lamentável

Cícero Lucena é amigo particular do seu colega de bancada federal em Brasília-DF, senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho da médica Zilda Arns, falecida no Haiti, vitimada pelo terremoto que abalou o país caribenho, matando vários brasileiros.

Contato por celular

Assim que soube do lamentável acontecimento, Cícero ligou para o parlamentar paranaense, mas não conseguiu falar com ele por telefone, já que Flávio estava voando a bordo de um avião Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira), rumo à cidade de Porto Príncipe, capital haitiana para cuidar das providências relativas ao translado do corpo da tia dele.

“Mãe do soro caseiro”

Cícero lembra que Dona Zilda – evangelizadora católica e criadora das comissões pastorais da Criança e também do Idoso – ajudou muito o ex-ministro tucano José Serra (atual governador do Estado de São Paulo), quando da divulgação da campanha pelo uso do soro caseiro (composto por uma pitada de sal e uma porção de açúcar, misturadas em meio copo de água) para combater as altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, durante a década de 1990.

Novo Capitão-dos-Portos

O presidente da Soamar (Sociedade de Amigos da Marinha), Paulo Batista de Menezes, está convidando para o Jantar de Apresentação à sociedade paraibana, do novo Capitão-dos-Portos da Paraíba, capitão-de-fragata Paulo Santos de Oliveira. O evento acontece nesta quinta-feira, a partir das 20h00, no restaurante do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Transmissão de cargo

A cerimônia de passagem de comando só acontecerá, entretanto, no próximo dia 20 de janeiro, às 10h00, na sede da própria Capitania, localizada à rua Barão do Triunfo, no bairro do Varadouro (Cidade Antiga). A solenidade de despedida do atual Capitão-dos-Portos, Paolo Coirolo, será presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, sediado em Natal-RN, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas.
 

Últimas notícias

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026

Cícero culpa a Cagepa por despejo de esgoto nas praias de JP: “falta planejamento no tempo certo”

Em entrevista na noite de ontem (26), ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan,…

27 de janeiro de 2026

João Lima é transferido para mesmo presídio de Hytalo Santos e ficará com outros 60 presos por violência doméstica

Após ser preso suspeito de espancar a esposa em imagens que repercutiram nacionalmente, o cantor…

27 de janeiro de 2026

Líder da oposição em Campina alerta Jhony Bezerra sobre risco de deixar o PSB: “pode perder o discurso”

Em entrevista ontem (26), à imprensa campinense o vereador Anderson Almeida (PSB), que lidera a…

27 de janeiro de 2026

PMCG inicia instalação de aeradores no Açude Velho para melhorar qualidade da água

Como parte do conjunto de ações emergenciais, definidas a partir de estudos técnicos e científicos,…

27 de janeiro de 2026