A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão aperta o cerco

O governador José Maranhão (PMDB) nomeou através de ato publicado no Diário Oficial, em sua edição desta quarta-feira, o coronel PM Marcos Aurélio de Araújo Carvalho para o cargo de provimento em comissão como novo Corregedor da Polícia Militar, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Homem de confiança

Ele é médico, especialista em Pediatria, integrante do Quadro de Saúde da PM. Uma de suas missões é auxiliar o secretário titular da pasta, delegado Gustavo Ferraz Gominho, a apurar desvios de conduta verificados no âmbito da corporação.

Homônimo-homógrafo

Apesar do nome quase igual, o leitor-internauta não deve confundir o novo Corregedor da PM com o ex-comandante-geral da própria Polícia Militar, coronel Marcos Antonio Jácome Soares de Carvalho, que passou apenas seis meses à frente do cargo (de 19 de fevereiro a 19 de agosto do ano passado).

De titular a adjunto

Em virtude dessa nomeação, foi exonerado também o coronel PM José Jorge da Silva, ex-ocupante do cargo de provimento em comissão de Corregedor da Polícia Militar, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Ex-auxiliar de Cícero

Ex-ajudante-de-ordens do senador Cícero Lucena (PSDB), o coronel Jorge passou a ser Adjunto do Corregedor Geral, coronel PM Marcos Aurélio de Araújo Carvalho. Jorge também foi secretário-chefe da Assessoria Militar da Prefeitura Municipal de João Pessoa, durante a gestão de Cícero (entre 1997 e 2004).

Reforçando o “Guardião”

Já Walmir de Figueiredo Sobral foi nomeado pelo governador para ocupar o cargo de provimento em comissão de Gerente de Operações de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social. Ele será responsável pela coordenação de atividades de alto risco, como grampeamento telefônico autorizado pela Justiça e mapeamento de ligações celulares clandestinas (monitoradas pelo equipamento de espionagem eletrônica denominado tecnicamente de “Guardião”).

Mais apoio jurídico

Maranhão também nomeou a advogada Karla Cristiane Sampaio Nunes Boto, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Assistente Jurídico da Corregedoria Geral da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Grupos de extermínio

Todos juntos, eles enfrentarão os próximos passos do inquérito-mãe instaurado para apurar denúncias sobre a existência da participação de cerca de 40 policiais militares (entre soldados e oficiais graduados) em supostos crimes de pistolagem praticados por grupos de extermínio, na Paraíba.

Linha direta PTB-PSDB

O senador Cícero Lucena (presidente do diretório estadual do PSDB) fez uma ligação telefônica celular, na tarde desta quarta-feira, para o deputado federal Armando Abílio (presidente do diretório estadual do PTB). Eles marcaram uma conversa reservada, pessoalmente, sigilosa, sem testemunhas, para acontecer ainda hoje, assim que a agenda de ambos permitir.

Perda lamentável

Cícero Lucena é amigo particular do seu colega de bancada federal em Brasília-DF, senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho da médica Zilda Arns, falecida no Haiti, vitimada pelo terremoto que abalou o país caribenho, matando vários brasileiros.

Contato por celular

Assim que soube do lamentável acontecimento, Cícero ligou para o parlamentar paranaense, mas não conseguiu falar com ele por telefone, já que Flávio estava voando a bordo de um avião Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira), rumo à cidade de Porto Príncipe, capital haitiana para cuidar das providências relativas ao translado do corpo da tia dele.

“Mãe do soro caseiro”

Cícero lembra que Dona Zilda – evangelizadora católica e criadora das comissões pastorais da Criança e também do Idoso – ajudou muito o ex-ministro tucano José Serra (atual governador do Estado de São Paulo), quando da divulgação da campanha pelo uso do soro caseiro (composto por uma pitada de sal e uma porção de açúcar, misturadas em meio copo de água) para combater as altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, durante a década de 1990.

Novo Capitão-dos-Portos

O presidente da Soamar (Sociedade de Amigos da Marinha), Paulo Batista de Menezes, está convidando para o Jantar de Apresentação à sociedade paraibana, do novo Capitão-dos-Portos da Paraíba, capitão-de-fragata Paulo Santos de Oliveira. O evento acontece nesta quinta-feira, a partir das 20h00, no restaurante do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Transmissão de cargo

A cerimônia de passagem de comando só acontecerá, entretanto, no próximo dia 20 de janeiro, às 10h00, na sede da própria Capitania, localizada à rua Barão do Triunfo, no bairro do Varadouro (Cidade Antiga). A solenidade de despedida do atual Capitão-dos-Portos, Paolo Coirolo, será presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, sediado em Natal-RN, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas.
 


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe