A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão adverte para extinção do Dnocs com corte de verbas do órgão

O senador José Maranhão questionou o anúncio do possível corte de verbas do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e advertiu que cortar pela metade as verbas é o mesmo que extinguir o órgão. “É esquisito que no momento em que se fala de política de responsabilidade em relação à preservação das barragens no país, se queira extinguir o único órgão que tem tratado desta questão com eficiência e seriedade. Porque o Dnocs já está sucateado e cortar metade de quase nada é como extinguir”, declarou.

José Maranhão destaca que nenhum órgão da administração pública federal tem papel tão importante nas políticas de convivência com a seca como o Dnocs. “A história das secas no Nordeste é o maior testemunho do trabalho eficiente do Dnocs, que tem estudos e planos de execução de grandes obras no perímetro do semiárido nordestino”, ressaltou.

O alerta de que o Governo Federal deverá contingenciar verbas do Orçamento Geral da União para o órgão foi feito pelo diretor-geral do Dnocs, Angelo Guerra. Segundo ele, o corte de quase 50% das verbas da autarquia pode levar à paralisação de projetos de combate aos efeitos da seca no Nordeste.

O coordenador do Dnocs na Paraíba, Alberto Gomes Batista, pede apoio dos parlamentares com a formação de uma Frente Parlamentar Federal em Defesa da Manutenção e Preservação do Dnocs. Ele lembra que o corte de verbas comprometeria todas as obras de modernização e manutenção de barragens sob responsabilidade do órgão.

O senador José Maranhão informou que pretende marcar uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar do assunto.

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe