Categorias: Política

Manifesto da CNM defende redução de desigualdades e divisão das riquezas da Nação

 

Manifesto lançado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) afirma que a República Federativa do Brasil é um Estado que tem como um de seus objetivos fundamentais a redução das desigualdades sociais e regionais. Isto significa reconhecer a todos os cidadãos o pleno acesso a políticas sociais de qualidade e ao direito de compartilhar das riquezas pertencentes à Nação.

Uma forte contribuição para atingir esses objetivos está na imediata aprovação de dois projetos que tramitam atualmente na Câmara e no Senado. Dos deputados federais os prefeitos, secretários municipais, vereadores, integrantes dos conselhos municipais, líderes comunitários e moradores de todos os Municípios tem que exigir a imediata votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011 que garante a distribuição dos royalties do petróleo, sem privilégios. É uma riqueza do Brasil que deve ser dividida com todos, lembra o Manifesto.

Dos senadores, a CNM e o Movimento Municipalista pedem a votação do Substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 121/2007 que regulamenta a Emenda Constitucional 29 e estabelece a forma de financiamento das ações na área de Saúde. O projeto já está na pauta do Plenário.

Ações de Saúde

Já foi aprovada a obrigação de os Estados investirem 12% e os Municípios 15% de seus orçamentos em programas e ações de Saúde. No entanto, a participação da União com 10% de seu orçamento foi eliminada pelos deputados. O que a CNM e os Municípios pedem agora é que os senadores retomem a proposta original, proposta e aprovada pela maioria da Casa, que obriga a União a gastar os 10% de sua receita corrente bruta em ações de Saúde, sem a criação de nova contribuição social – imposto do cheque.

Através da mobilização O Brasil quer royalties e saúde para todos, o Manifesto pede que prefeitos, vereadores e demais gestores municipais pressionem deputados e senadores de suas regiões e Estados, exigindo a votação e provação dos dois projetos.

Convocação

Hospedado no hotsite www.cnm.org.br/manifestacao, o Manifesto está sendo amplamente divulgado pela Confederação pelo site da CNM e dos perfis da entidade em redes sociais. O objetivo é convocar o povo brasileiro para que este abrace a luta pela votação destes dois projetos que garantem os direitos de todos os Munícipes do país e vão oferecer mais e melhores condições para a Saúde pata o cidadão.

O Manifesto O Brasil quer royalties e petróleo para todos, faz parte da mobilização da CNM programada para sexta-feira, 25 de novembro em todos os Municípios que culminará com uma cão de milhares de prefeitos e gestores municipais no Congresso Nacional, na quarta-feira, 30 de novembro.

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Defeso do caranguejo-uçá começa na Paraíba com fiscalização

O período de defeso do caranguejo-uçá começou esta semana na Paraíba, conforme informações da Superintendência…

18 de fevereiro de 2026

CÂMARA: Hugo Motta promete honrar acordo com PT para vaga no TCU e anuncia votação da jornada 6×1 para maio

em entrevista à imprensa nacional o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou…

18 de fevereiro de 2026

Mídia nacional destaca que potencial turístico de Campina Grande vai para muito além do São João; confira

Reportagem de ontem (16), do jornal Correio Braziliense na sua coluna Radar assinada pela jornalista…

18 de fevereiro de 2026

Presidente da CMCG anuncia retomada das atividades legislativas para o dia 24/02

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Saulo Germano, anunciou que as atividades legislativas…

18 de fevereiro de 2026

Saiba quais documentos você precisa reunir para a declaração de imposto de renda 2026

Apesar da Receita Federal ainda não ter liberado o prazo do programa do Imposto de…

18 de fevereiro de 2026

Termina nesta quarta-feira prazo de inscrições para Restaurante Universitário Popular

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está com…

18 de fevereiro de 2026