Categorias: Política

Manifestantes ocupam a Esplanada

 Integrantes de movimentos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff ocuparam na manhã deste domingo (13) a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para uma marcha entre o Museu da República e o Congresso Nacional. Antes do início da caminhada, os manifestantes rezaram em frente à Catedral de Brasília.

Às 10h40, a Polícia Militar estimava em 20 mil o número de participantes da manifestação. Para os organizadores, havia 30 mil. A PM destacou mais de 2 mil policiais para atuar na segurança. Todos os manifestantes que saíam com mochilas ou bolsas da estação Central do Metrô, a cerca de 500 metros do local de concentração do ato, eram revistados.

A concentração para o ato estava marcada para ter início às 10h, em frente ao Museu da República, no início da Esplanada, mas muitos manifestantes chegaram até duas horas antes do horário previsto, com faixas, cartazes e camisetas contra o governo.

Além das críticas à presidente Dilma, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a condenados no mensalão e no escândalo de desvios na Petrobras, os manifestantes faziam referência ao juiz Sério Moro, que está à frente da operação Lava Jato.

O ato foi convocado pela web e se repete em cidades de ao menos 12 estados. Em Brasília, uma manifestaçãos a favor da presidente chegou a ser marcada, mas foi oficialmente suspensadepois de o PT ser notificado pelo governo por não ter feito o aviso previamente.

Por causa do protesto, o acesso à Esplanada dos Ministérios foi bloqueado desde a meia-noite. O trânsito ficou fechado nos dois sentidos desde a alça oeste da Rodoviária do Plano Piloto até o balão próximo ao quartel do Corpo dos Bombeiros, chegando à L4 Sul. Também houve interdição dos eixos Norte e Sul – e a suspensão do Eixão do Lazer. A alternativa para motoristas é circular pelas vias que ficam atrás dos ministérios.

Policiais militares usaram detectores de metais nos acessos à Esplanada e em trecho do trajeto da marcha para verificar se os manifestantes não portavam itens proibidos. Na lista constam vidro cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras e máscaras.

 

G1

Últimas notícias

Estado divulga datas de pontos facultativos durante Carnaval 2026; confira

O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…

7 de fevereiro de 2026

Domiciano e Sara Cabral declaram apoio à chapa liderada por Lucas Ribeiro rumo ao governo do Estado

A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…

7 de fevereiro de 2026

Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…

7 de fevereiro de 2026

Presidente do PT/PB afirma que eventual entrada de Julian Lemos na sigla depende de análise cuidadosa do partido

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…

7 de fevereiro de 2026

Polícia apreende bazuca com homens que tentavam arremessar celulares para dentro de presídio em CG

Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…

7 de fevereiro de 2026

Carro sai da pista, capota e deixa uma pessoa morta e seis feridas no Sertão paraibano

Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…

7 de fevereiro de 2026