Categorias: Política

Manifestantes lavam rampa em ato anticorrupção

PUBLICIDADE

Organizada pela internet, a marcha começou com cerca de 2 mil pessoas e ganhou a adesão do público que acompanhava o desfile de 7 de Setembro na Esplana dos Ministérios. A PM estimou em cerca de 40 mil pessoas no desfile.

"Nós vamos pegar a água do espelho d’água do Ministério da Justiça para lavar o Ministério dos Transportes, que foi onde começou esses novos escândalos", disse um dos organizadores do protesto, Charles Guerra.

Segundo outra organizadora, Daniella Kalil, a marcha não teve como intenção atrapalhar o desfile de 7 de Setembro. O objetivo da manifestação é chamar a atenção para os escândalos envolvendo desvios de dinheiro público, de acordo com a organização.

Entre as reivindicações do movimento, criado pela internet há cerca de um mês, estão o voto aberto no Congresso Nacional, a votação do projeto de lei apresentado no Senado que considera a corrupção crime hediondo e a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF dá apoio jurídico aos participantes do movimento. O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, participa da marcha.

“O que está faltando neste país é vergonha na cara. Não dá para tolerar esse tipo de gente, que usa o poder para seus interesses privados. O Brasil dá hoje seu novo grito de independência”, disse Cavalcante.

Fiquei sabendo do movimento pelos jornais. Fico indignada por não termos dinheiro para a saúde por causa da corrupção. Não quero pagar CPMF novamente"
Ângela Alencar, aposentada que participou da Marcha Contra a Corrpução em Brasília nesta quarta
O presidente da OAB destacou que os cidadãos trabalham quatro meses apenas para pagar impostos. “Precisamos lembrar que trabalhamos muito para esse país se desenvolver. Mas esse dinheiro está indo para o ralo da corrupção”, declarou Ophir Cavalcante.

A organização do evento conta que o movimento ganhou força depois da absolvição da deputada Jaqueline Roriz, no último dia 31, na Câmara Federal. A deputada foi flagrada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, que revelou o esquema do mensalão do Democratas do Distrito Federal. Ela era acusada de quebra de decoro parlamentar.

“Na primeira semana tínhamos 1.500 pessoas apoiando o movimento. Depois da absolvição da deputada, foram 7 mil pessoas em um único dia. Sem contar as inúmeras mensagens de apoio ao movimento”, disse Daniella Kalil.

Personagens
Formada em relações internacionais e ativista de direitos humanos, Leilane Rebouças, desfila na Espanada vestida de diaba e com uma faixa em que era possível ler a seguinte frase: “Infernize a vida de um corrupto. Constranja-o em público”.

Manifestante vestida de ‘diabinha’ em protesto contra a corrupção; integrantes de ato lavam parede de ministério e expõem faixas na Esplanada durante desfile do 7 de Setembro (Fotos: Jamila Tavares/G1 e Rafaela Céo/G1)
No dia 31 de agosto, Leilane usou a mesma fantasia em um protesto solitário na Câmara dos Deputados contra a absolvição da da deputada Jaqueline Roriz. Naquele dia, ela portava uma faixa onde se podia ler: “Senhores e senhoras que salvaram Jaqueline Roriz: vão para o inferno e que o diabo os carregue”.

“Tive um insight. Pensei no que poderia fazer para mostrar a indignação da população de Brasília”, afirmou.

A aposentada Ângela Alencar também resolveu participar da marcha. “Fiquei sabendo do movimento pelos jornais. Fico indignada por não termos dinheiro para a saúde por causa da corrupção. Não quero pagar CPMF novamente”, disse.

O italiano Ernesto Cordella, que também participa do protesto junto com a esposa brasileira, Munira Franco, disse que os protestos deveriam ser mais frequentes. “Acho ótima essa manifestação. Deveria acontecer a cada domingo. A corrupção é a mesma, mas na Europa tem mais movimentos populares como esse que está acontecendo hoje no Brasil. As pessoas gritam mais”, afirmou.

Os organizadores da Marcha contra a Corrupção informou que todo o dinheiro usado para a confecção de faixas e camisetas foi arrecadado entre os participantes do protesto. Daniella Kalil informou que políticos se apresentaram para apoiar a manifestação, mas não foram aceitos.

“A gente pediu para políticos não se envolverem. Fizemos vaquinhas sem ajuda de políticos e empresas”, destacou Daniella.

Protestos nos estados
Em São Paulo, manifestantes fizeram um protesto contra a corrupção no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. O protesto foi convocado nas redes sociais. Segundo a Polícia Militar, a manifestação era pacífica.

Em Recife, representantes de vários movimentos sociais participaram da 17ª edição do Grito dos Excluídos. O tema do evento neste ano foi "Pela vida grita a terra, por direito, todos nós.”

A marcha do Grito dos Excluídos em Salvador estava programada para ter início uma hora após o desfile de na capital baiana.

Em Cuiabá, o protesto foi contra o excesso de desapropriações relacionadas às obras da Copa do Mundo de 2014. A capital mato-grossense é uma das 12 cidades-sedes dos jogos.

Movimentos sociais de Belo Horizonte e Região Metropolitana da capital mineira se reuniram nesta quarta-feira para pedir igualdade. A concentração do 17 º Grito dos Excluídos começou na Praça da Estação, no hipercentro da capital, às 8h30, e os participantes seguiram em passeata até a Praça da Rodoviária e a Praça Sete.

G1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025