Categorias: Política

Mais um político da Paraíba unifica ‘discurso e a prática’

PUBLICIDADE

Depois de político pessoense, agora é um campinense que ganha destaque por unificar o ‘discurso e a prática’

Na vida, assim como na política, o fruto de cada palavra retorna para quem a pronunciou, seguindo sempre a máxima de que ‘quem planta colhe’. No entanto, sincronizar discurso e prática é por vezes um dos maiores obstáculos, tanto na política quando na administração pública.

Defender algo e, quando pode, não poder concretizá-lo gera descrença, principalmente em quem comprou como verdade o discurso que foi pronunciado. Entre 2012 e 2013 duas figuras da política da Paraíba, uma de Campina Grande e outra de João Pessoa ganharam destaque por sincronizar discurso e prática, ou seja, não só falar, mas também fazer o que defendia.

O primeiro a ganhar notoriedade hoje não exerce a titularidade de nenhum mandato, não porque não quis, mas sim porque cumpriu com a palavra dada. Trata-se do ex-vereador de João Pessoa, Geraldo Amorim (PDT), que hoje exerce o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública. Vereador por duas vezes, Amorim nunca concordou com o terceiro mandato consecutivo no parlamento e como já exercia sua segunda legislatura, abdicou da reeleição para não bater de frente no próprio discurso nas eleições municipais de 2012 e cair na descrença popular.

Agora, em 2013, quem se destaca é o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, do PSDB. Alvo de críticas por não solucionar a problemática do Passe Livre para os estudantes na cidade, o tucano voltou aos holofotes da mídia por, à época em que exercia o mandato de deputado federal, ter sido autor do projeto que solicitava o transporte gratuito para todos os estudantes do país.

Como parlamentar Romero tinha uma tese, mas como prefeito teve o próprio discurso colocado em xeque, porém acabou surpreendendo, pondo o discurso em prática e enviando para a Câmara Municipal da cidade um projeto do executivo solicitando o Passe Livre Municipal.

O prefeito frisou que está respondendo às demandas da população dentro da esfera de competência do governo municipal. De acordo com o projeto, os recursos para garantir o passe livre ao estudante matriculado nas escolas da rede municipal serão provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) somado a recursos próprios. Segundo a secretária de Educação, Verônica Bezerra, os técnicos da Secretaria estão trabalhando no levantamento do número de alunos que deverão ser beneficiados com a iniciativa.

Lembrando que foi aluno da rede pública do ensino básico ao universitário, Romero destacou a legitimidade das reivindicações. “Respeito, louvo, estou aplaudindo o movimento que tem a defesa de vários temas com propostas em favor do povo brasileiro”, declarou.

O chefe do executivo campinense agora aguarda a decisão do legislativo para que sua ação pronunciada seja também concretizada. O tucano possui a maior bancada no parlamento municipal e só encontrará dificuldades para não aprovar o projeto se for alvo de traição dos próprios vereadores aliados.

A votação do passe livre municipal em Campina Grande deve ser votada nos próximos dias e promete agitar a Casa Félix Araújo, na Rainha da Borborema.

 

Passe livre em João Pessoa

 

O prefeito Luciano Cartaxo (PT) também poderia entrar no roll dos que unificam discurso e prática, mas acabou tropeçando nas próprias palavras ao discursar, durante campanha eleitoral, em 2012, que, se eleito, implantaria o passe livre não só na rede municipal, mas também na rede estadual.

Vários alunos do Lyceu Paraibano na Capital se agarraram à declaração do gestor, exibindo a gravação da promessa, para tentar forçar o cumprimento da extensão do benefício para os secundaristas da rede estadual, porém, o passe livre estudantil na Capital só foi concedido para os discentes da rede municipal.



Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Enquanto Cartaxo nutre esperança de atrair o apoio do PV e PCdoB, Jackson sentencia sobre candidatura do PT: “Equívoco”

A corrida para a Prefeitura de João Pessoa tem sido marcada por divergências dentro do…

29 de maio de 2024

Bruno mobiliza clã Cunha Lima para manter Romero no grupo e acena com apoio ao deputado na disputa para o Governo

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, transmitido diretamente da Rainha da…

29 de maio de 2024

CABO DE GUERRA: vacância de cadeira da CMJP após morte de professor Gabriel põe Raissa e Vitor Hugo em rota de colisão

A morte do Professor Gabriel (PSB) desencadeou uma acirrada disputa pela vaga deixada na Câmara…

29 de maio de 2024

Paraíba registra aumento de 17% nos casos de Síndromes Respiratória em relação a 2023

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa terça-feira (28), o Boletim Epidemiológico de…

29 de maio de 2024

Traumatismo cranioencefálico causou morte de criança que caiu durante briga de casal em JP

Na madrugada desta quarta-feira (29), uma criança de apenas quatro anos morreu após levar uma…

29 de maio de 2024

Polícia encontra corpo de homem em hotel abandonado na Região Metropolitana de João Pessoa

Na tarde desta quarta-feira (29), o corpo de um homem foi encontrado em um hotel…

29 de maio de 2024