A Paraíba o tempo todo  |

Mais transparência: Partidos políticos da Paraíba já podem requisitar acesso a códigos da urna eletrônica para fiscalização

TSE – Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

Para dar mais transparência ao Processo Eleitoral, o TSE decidiu antecipar a abertura de código fonte das urnas eletrônicas ao público para o próximo dia 04 de outubro, a mais de um ano das eleições. O procedimento estava previsto para abril de 2022, mas o plenário aprovou a medida do ministra Luís Roberto Barroso, presidente da Corte.


De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia e Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, José Cassimiro Júnior, partidos políticos do estado que queiram, poderão, inclusive, requisitar acesso a esses códigos junto ao TSE.


“A política é essa, sempre dar transparência, mostrar o nosso trabalho, sempre permitir aos nossos principais clientes que são os eleitores/partidos políticos, que eles possam confiar cada vez mais na justiça eleitoral. Então o código fonte é uma receita de bolo onde estão descritas as instruções que as urnas eletrônicas obedecerão durante a eleição, então lá nesse código fonte, uma auditoria bem feita, por pessoas capacitadas, pode comprovar a lisura do nosso trabalho e que o voto que você digita entre você e a urna é o voto que será apurado no final e isso é possível de se comprovar através dessa auditoria desses códigos fonte”, disse.


As declarações do secretário repercutiram em entrevista à Arapuan FM, nesta quarta-feira (29).

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe