Mais de 3 milhões de paraibanos irão às urnas para eleger 223 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

PUBLICIDADE

Mais de 3 milhões de paraibanos neste domingo vão comparecer às urnas neste domingo (06), para de forma livre e democrática, eleger os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 223 municípios do Estado. A Paraíba representa 2,06% do eleitorado nacional, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Apenas Campina Grande e João Pessoa, os dois maiores colégios eleitorais paraibanos, terão a possibilidade de ter segundo turno, caso a votação não ultrapasse os 50% dos votos válidos.

Ao todo, 3.225.826 eleitores estão aptos a votar na Paraíba. Desse total, 18, 09%, ou 559.205 estão concentrados na Capital do estado.

Em toda a Paraíba, funcionarão no domingo 1.733 locais de votação. Os maiores números são em João Pessoa, onde os eleitores estarão distribuídos em 209 locais, e Campina Grande, com 122.

Serão disponibilizadas quatro seções eleitorais para que os 115 presos provisórios ou jovens internos aptos a votar. As seções estão localizadas uma em João Pessoa, uma em Campina Grande, uma em Santa Rita e outra em Coremas.

A Paraíba conta, com mais de 2.280 candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições deste domingo. Para o pleito, foram convocados 37.264 pessoas para atuar como mesários distribuídos nas 9.602 seções paraibanas.

Seis municípios da Paraíba contam com um único candidato na disputa pelo executivo municipal. As cidades são Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São José do Sabugi e São João do Tigre. Dessa maneira, em tese, um único voto válido é suficiente para que a eleição do candidato único seja aprovada.

A perspectiva do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), é que até as 20h, apenas três horas após o fechamento das urnas, a apuração dos votos na Paraíba, tenha sido concluída, e os paraibanos já tenham conhecimento dos novos prefeitos, vice -prefeitos e vereadores eleitos.
Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato tenha sido eleito para o cargo por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nilvan oficializa retorno ao PL na próxima terça, em Brasília, e confirma dobradinha com Cabo Gilberto

O comunicador e ex-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, vai oficializar sua volta ao…

6 de dezembro de 2025

Explosão de botijão de gás deixa homem com queimaduras e prédio interditado no Cristo, em JP

Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…

6 de dezembro de 2025

João Azevêdo visita e entrega obras em quatro cidades do sertão paraibano, nesta segunda-feira

O governador João Azevêdo cumpre agenda, nesta segunda-feira (8), em quatro cidades paraibanas: Cajazeiras, São…

6 de dezembro de 2025

João Pessoa tem Parada da Diversidade neste sábado

A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…

6 de dezembro de 2025

PM é preso após confessar feminicídio contra a própria esposa no Agreste da PB

Um policial militar, identificado como cabo Luiz Miguel, foi preso na manhã deste sábado (6)…

6 de dezembro de 2025

O poste de Bolsonaro

Bolsonaro escolheu Flávio para se candidatar em seu nome. Nada de novo. Bolsonaro trabalha, primeiramente,…

6 de dezembro de 2025