Categorias: Política

Maia promete empenho pessoal para votar Previdência no 1º semestre

Em sua visita ao Palácio da Alvorada no fim de semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu ao presidente Jair Bolsonaro que seguirá articulando em prol da reforma da Previdência. Garantiu empenho para finalizar a análise da proposta de emenda à Constituição na Casa ainda esse semestre e disse que, no que depender dele, enquanto a PEC tramita na comissão especial ao longo dos próximos dois meses, serão reunidos os votos necessários para aprovar o texto no plenário – ao menos 308 em cada turno.

A aliados, Maia afirma que a PEC não tem, hoje, nem mesmo metade dos votos necessários para ser votada no plenário. Para ele, o convencimento da massa precisa ser feito ao longo dos trabalhos da comissão especial. Nesta terça (30), o presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PR-AM), disse que quer votar a proposta por lá em junho. Em seguida, o texto está pronto para análise no plenário, em dois turnos.

Nos bastidores, Rodrigo Maia já disse que prefere estender a análise na comissão especial do que fazer uma votação rápida neste colegiado e deixar a PEC em suspenso, sem votos, aguardando o momento certo, "como ocorreu com a do Michel [Temer]". A PEC da Previdência de Temer foi analisada rapidamente nas comissões, demonstrando uma força do governo que não repercutiu no plenário.

Para reunir os apoios necessários e cumprir a promessa que fez a Bolsonaro, o presidente da Câmara tem conversado com governadores e cobrado que eles atuem junto a suas bancadas para recolher votos. Dialoga também com a equipe econômica e as lideranças do governo, para que eles fortaleçam a base governista.

Ficou claro, na votação da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a fragilidade do PSL e a ausência de uma base do governo da Câmara. Foi necessária uma intervenção de Rodrigo Maia para garantir a aprovação da proposta e não atrasar ainda mais o calendário.

Agora, ele tem atuado na linha de frente. Na segunda (29), esteve com o ministro da Economia, Paulo Guedes, junto com o presidente da comissão especial, Marcelo Ramos (PR-AM), para discutir o calendário do colegiado. É lá que a PEC vai tramitar ao menos pelo próximo mês e meio.

 

Congresso em Foco

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Estado divulga datas de pontos facultativos durante Carnaval 2026; confira

O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…

7 de fevereiro de 2026

Domiciano e Sara Cabral declaram apoio à chapa liderada por Lucas Ribeiro rumo ao governo do Estado

A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…

7 de fevereiro de 2026

Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…

7 de fevereiro de 2026

Presidente do PT/PB afirma que eventual entrada de Julian Lemos na sigla depende de análise cuidadosa do partido

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…

7 de fevereiro de 2026

Polícia apreende bazuca com homens que tentavam arremessar celulares para dentro de presídio em CG

Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…

7 de fevereiro de 2026

Carro sai da pista, capota e deixa uma pessoa morta e seis feridas no Sertão paraibano

Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…

7 de fevereiro de 2026