Coletânea Maçônica é lançada com sucesso
Coletando mais de 3.000 verbetes (é o nome que se dá a cada um dos textos, também chamados entradas, de um dicionário, de uma enciclopédia ou de outro livro ou obra de referência que organiza informações dessa maneira, pois uma lista telefônica tem entradas, mas não tem verbetes) sobre a chamada franco-maçonaria brasileira e mundial, o fotógrafo Gilberto Lyra Stuckert Filho (na foto cima, ao lado do fac-símile da capa do livro dele) lançou no dia 19 de agosto, o “Dicionário Maçônico Cristão”, com selo da editora Idéia.
A solenidade aconteceu recentemente na Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, localizada à rua Severino Massa Spinelli, nº 390, no bairro de Tambaú.
A título de curiosidade para os leigos no assunto, a franco-maçonaria brasileira se divide em três grandes potências, atualmente, convivendo harmoniosamente entre si, através dos seus grãos-mestres e demais irmãos (é assim que eles se tratam mutuamente, chamando as esposas de cunhadas e os filhos dos outros obreiros de sobrinhos):
Grande Loja – Rito Escocês Antigo e Aceito;
Grande Oriente – Rito Adonhiramita e;
Oriente Independente – Rito de York.
Ainda existem organizações como “As Filhas de Jó” e a “Ordem De Molay”, destinadas a garotas e rapazes de menor idade, a fim de prepará-los para futuro ingresso na Maçonaria Simbólica propriamente dita, exclusivamente para adultos.
Na Maçonaria Filosófica, alcançada após os três primeiros níveis de Aprendizes, Companheiros e Mestres, existem outras etapas do aprendizado específico para quem pretende galgar ao Grau 33 (o posto mais alto da hierarquia em loja), através do Consistório Montezuma, Capítulo Rosa Cruz, Cavaleiros Templários, etc.
Wills Leal: “Jamais (quer ser) Deletado”
O expert em turismo e cineasta Wills Leal (na foto acima, à direita) também lançou recentemente o livro "Jamais Deletado”, de sua autoria, na Academia Paraibana de Letras. Aproveitando a ocasião solene, Wills recebeu o Título de “Cidadão Pessoense”, outorgado pelo vereador Tavinho Santos (PTB, na foto acima, à esquerda).
O livro – que tem como subtítulo “Historicamente Respeitado”- é formado por 28 capítulos, dos quais se destacam os listados abaixo:
Os Sete Falares ou um Quase Testamento;
Alma e Corpo Cinematográficos;
Carnaval, Que Carnaval?
Elite Progressista e Estudos Universitários;
Cadernos da Cinemateca;
E Raiou um Novo Som nas Noites Calmas da Província;
Mentiras Turísticas e Carnavalescas;
Resgatando os Costumes da Paraíba;
O Peralta do Cinema;
Separatismo, Nem Pensar;
Na Rota de James Bond;
Era Uma Vez, Uma Menina e;
Alegria da Festa.
O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…
Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…
Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…
O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…
O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…