Lynaldo Cavalcanti será homenageado com nome de Escola
O Vereador Fernando Carvalho apresentou no dia 10 de janeiro o Projeto de Resolução 001/2011 que Fica denominado de PROFESSOR LYNALDO CAVALCANTI a nova Escola Municipal a ser inaugurada em nossa cidade.
O parlamentar, motivado pela recente perda do acadêmico, justificou a propositura lembrando que Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. Nascido em Campina Grande (PB), em 8 de dezembro de 1932, era considerado uma referência no setor de ciência, tecnologia e inovação do país. Atuou como membro do conselho deliberativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante os anos de 1973 e 1974.
O Professor Lynaldo Cavalcanti era Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduação que o habilitou para assumir a Secretaria de Obras de Campina Grande onde ficou até o ano de 1959. Em sua trajetória também é destacada a função de reitor da Universidade Estadual da Paraíba, de 1973 a 1975.
Em sua gestão como presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1980 a 1985, criou o primeiro parque tecnológico do país com incubadora de empresas, além de atuar junto aos estados e municípios para a criação de secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia. Nessa época também incentivou a criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
Em 1965, durante reunião do Conselho Departamental da Escola Politécnica, Lynaldo apresentou a proposta de criação de um Instituto Tecnológico da Paraíba, vinculado à Escola Politécnica. A existência de institutos de pesquisa tecnológica influenciou na criação da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), de onde foi secretário executivo de 1991 a 2008.
Formado em Engenharia Civil, mais tarde se tornaria professor titular e depois Chefe do Departamento de Estrutura e Construção e Diretor da Escola Politécnica, dentre outros, chegando ao cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba em 1977.
Em 2009, Lynaldo Cavalcanti fundou o Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional (InTC ), com objetivo de estimular ações voltadas à diminuição dos desníveis regionais, com foco em educação, ciência e tecnologia.
Lynaldo foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 1980 a 1985, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e atuou como consultor em diversas instâncias, a exemplo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ocupou a Secretaria Executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) de 1991 a 2008. Em 2009, fundou o Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional (InTC).
“Portanto com base nestes registros históricos e considerando o processo da expansão da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, prioritariamente da Educação Infantil, nós entendemos como justo e honroso propor aos nobres colegas a aprovação do presente Projeto de Lei com o fito de designar como PROFESSOR LYNALDO CAVALCANTI uma das novas unidades educacional de Educação Infantil ou Ensino Fundamental a ser futuramente inaugurada em nossa cidade.” Concluiu Fernando.
]
Assessoria
Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…
A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…
Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…
O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…
Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…