Categorias: Política

Lula sanciona lei que proíbe descontos em benefícios do INSS

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que proíbe descontos de mensalidades de associações nos benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A nova legislação determina ainda busca ativa a beneficiários lesados em decorrência de descontos indevidos e prevê o seu ressarcimento. A mudança, promovida na Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), veda o desconto mesmo com a autorização expressa do beneficiário, atribuindo a obrigação de ressarcimento de desconto indevido a associação ou a instituição financeira em até 30 dias.

A exceção é para autorização prévia, pessoal e específica, com autenticação por biometria, com reconhecimento facial ou impressão digital e assinatura eletrônica.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7) e também disciplina o sequestro de bens de pessoas investigadas ou acusadas pelos crimes relativos ao descontos indevidos nos benefícios do INSS.

O debate que resultou com a mudança na legislação teve início após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem a Operação Sem Desconto, em abril de 2025.

A investigação tornou pública a existência de um esquema que lesou milhões de beneficiários do INSS em todo o Brasil.

Desde então, todos os acordos de cooperação técnica que permitiam mensalidades associativas diretamente nos benefícios foram suspensos. Uma força-tarefa foi iniciada para a devolução dos valores aos pensionistas lesados.

De acordo com o último balanço do INSS, até o dia 5 de janeiro já foram ressarcidos R$ 2.835.784.151,87 às vítimas de descontos irregulares de mensalidades cobradas por associações, sindicatos, entidades de classe e organizações em benefícios previdenciários.

O valor corresponde a 4.160.369 solicitações de contestação apresentadas por aposentados e pensionistas que questionaram os descontos irregulares.

Mais de 72,5 milhões de consultas sobre descontos indevidos foram registradas no aplicativo Meu INSS, das quais 38,7 milhões constataram a inexistência do desconto.

Ainda há mais de 6,3 milhões de pedidos de contestações em aberto. Já foram reconhecidos 131.715 casos de descontos indevidos.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do TCU Vital do Rêgo defende que fiscalização no BC respeite sigilo bancário

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo Filho, defendeu que a…

8 de janeiro de 2026

Aliados de Motta e Alcolumbre avaliam ter apoio suficiente para derrubar veto de Lula ao projeto da dosimetria

Em entrevista a mídia nacional no dia de ontem 907), aliados dos presidentes da Câmara…

8 de janeiro de 2026

Em sessão marcada por discussões, Câmara de Santa Rita revoga projeto que permitia vereador preso participar de sessões

Durante sessão tumultuada realizada no fim da tarde desta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de…

7 de janeiro de 2026

Para confirmar apoio à Cícero Lucena, Pedro Cunha Lima condiciona transformação da Granja Santana em parque público

O apoio do ex-deputado federal e presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima,…

7 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

“Posso contribuir”, garante secretário Deusdete Queiroga ao vislumbrar vagas no TCE-PB ou na majoritária nas Eleições 2026

O secretário de Estado de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, garantiu ao PSB, partido ao qual é…

7 de janeiro de 2026

MP-Procon vai apurar concessão de crédito ou reembolso de ingressos após cancelamento de data do Fest Verão 

O Ministério Público da Paraíba, por meio do MP-Procon, instaurou Procedimento Preparatório para apurar o…

7 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464