A Paraíba o tempo todo  |

Lula diz que Brasil pode contribuir no processo de paz do Oriente Médio

Declaração foi dada no programa de rádio Café com o Presidente.
Lula afirma que Brasil foi convidado para tentar ajudar na crise.

Em seu programa de rádio Café com o Presidente desta segunda (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil pode contribuir no processo de paz do Oriente Médio. De acordo com Lula, que concluiu na semana passada visita a Israel, Palestina e Jordânia, o Brasil foi convidado por essas nações para tentar ajudar na crise.

“Não é que o Brasil queira se meter na discussão. É que nós estamos compreendendo que as pessoas e os países envolvidos na questão da crise do Oriente Médio estão percebendo que o Brasil pode ajudar”, afirmou o presidente.

Para Lula, a forma que o Brasil tem para ajudar é por meio da conversa. “Nós precisamos conversar com iranianos, com sírios, com Israel, com palestinos, com o Hamas, com o Hezbolah”, afirmou.

O presidente disse que a paz no Oriente Médio é um interesse do Brasil porque “somente a paz é que pode permitir que haja desenvolvimento econômico, distribuição de renda e justiça social”.

 

Exemplo

Lula citou que o Brasil é um exemplo de paz porque abriga uma colônia de dez milhões de árabes e descendentes e 200 mil judeus, que vivem em harmonia. “E eu acho que o Brasil, com a sua formação política, com a sua história, com a experiência pacifista do Brasil, a gente pode dar uma contribuição enorme para a paz no Oriente Médio.”

Para Lula, porém, quem deveria estabelecer o processo de paz na região é a Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que a ONU criou o estado de Israel em 1948. “Na medida em que a ONU não cumpre esse papel, existe um vácuo, ou seja, todo mundo fala sobre a crise do Oriente Médio, mas ninguém resolve.”

 

Mercosul
Lula afirmou, porém, que sua visita ao Oriente Médio não foi apenas para discutir o problema da paz local. Ele disse que o outro motivo foi discutir a relação do Brasil com os países da região, uma vez que interessa ao Brasil aumentar o comércio com o Oriente Médio.

 

“Nós temos um acordo estratégico entre o Mercosul e Israel. Queremos fazer [o acordo] com a Palestina, queremos fazer com a Jordânia e queremos fazer com outros países do Oriente Médio”, disse.

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464