Categorias: Política

Lula diz que Brasil não pode pagar em dinheiro dívida com negros

PUBLICIDADE

m seu programa de rádio Café com o Presidente desta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a importância do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no dia 20 de julho, é garantir que, a partir de agora, não exista nenhuma diferença entre negros e brancos no Brasil. Para Lula, o país tem uma dívida enorme com o continente africano, que nunca poderá ser paga com dinheiro, mas com solidariedade.

De acordo com o presidente, a aprovação do estatuto, transformado em lei, vem reforçar aquilo que já era previsto na Constituição de 1988, ou seja, “fazer do Brasil uma República efetivamente democrática, em que todos, sem distinção, sejam tratados em igualdade de condições”.

Lula disse que o projeto demorou mais de dez anos para ser aprovado no Congresso Nacional. “A sabedoria do movimento e o aprendizado que nós tivemos nesses últimos anos, um trabalho muito forte do ministro Eloi [Eloi Ferreira de Araújo, ministro da Igualdade Racial] fez com que a gente construísse uma proposta única, que foi aprovada na Câmara e no Senado”.

O presidente lembrou, no programa, que o Brasil praticou a escravidão por 380 anos. “O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. Acho que nós temos uma dívida enorme com o continente africano, com o povo africano, é uma dívida que a gente nunca vai poder pagar em dinheiro, a gente vai poder pagar com solidariedade, ajuda humanitária, ajuda ao desenvolvimento, ajuda no conhecimento científico e tecnológico”, disse.

Universidade Luso Afro Brasileira

Lula também falou da lei que ele sancionou, junto com o estatuto, que cria a Universidade Luso Afro Brasileira, a ser construída em Redenção, no Ceará. “É uma universidade que nós pretendemos que ela tenha por volta de 10 mil alunos, 5 mil alunos africanos e 5 mil alunos brasileiros.”

De acordo com Lula, no início a lei está aprovada para atender alunos dos países africanos de língua portuguesa. “Essa universidade é para a gente formar profissionais e fazer uma espécie de pagamento de tributos que nós temos com o continente africano.”

Lula lembrou que já havia sido criada a Universidade da América Latina, que vai atender estudantes latino-americanos, com currículo e professores latino-americanos, para contar a história da América Latina.

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Efraim Filho revela decepção por Leá Toscano apoiar Cícero: “Na campanha dela, pra quem ela foi pedir socorro?”

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), lamentou nesta terça-feira…

30 de dezembro de 2025

“Não acredito que Romero vai ser vice de ninguém”, afirma Efraim Filho

A possibilidade do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) ocupar a vaga de vice-governador em alguma…

30 de dezembro de 2025

De olho no Senado, Azevêdo vê polarização travar o país: “Os grandes problemas estão ficando de lado”

Ainda durante o programa Hora H, da TV Norte-PB, apresentado pelo jornalista Heron Cid, o…

30 de dezembro de 2025

Presidente da OAB-PB avalia cenário jurídico do novo pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, avaliou nesta…

30 de dezembro de 2025

Ministério do Turismo aponta Paraíba como destino completo para o verão no Nordeste

O Ministério do Turismo destacou a Paraíba como um dos destinos mais completos do país…

30 de dezembro de 2025

Prefeitura de Alhandra nomeia mais aprovados em concurso público

A Prefeitura de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, nomeou nesta terça-feira (30), os 82…

30 de dezembro de 2025