Categorias: Política

Lula diz esperar que acordo renda novas mudanças no Poder Judiciário

PUBLICIDADE

Durante a assinatura do II Pacto Republicano, nesta segunda-feira (13), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso elogioso aos três poderes e disse que espera que este novo acordo renda novas mudanças no Poder Judiciário.

O pacto, firmado pelos presidentes dos três poderes, consiste em acordos de cooperação política para a aprovação de projetos considerados prioritários para a sociedade brasileira. Entre os pilares do acordo estão a proteção dos direitos humanos e o acesso universal à Justiça.

Lula fez referência ao primeiro pacto firmado em 2004 e que resultou na primeira reforma do Judiciário. “Bendito o dia em que o ministro Marcio Thomaz Bastos [ex-ministro da Justiça] entrou na minha sala e disse que iria propor ao presidente da Câmara, do Senado, e da Suprema Corte para a gente começar a discutir a possibilidade de fazer uma profunda reforma do Judiciário e que isso só seria possível por um pacto entre os três poderes”, lembrou o presidente. O resultado, segundo ele, foi extraordinário.

Segundo o presidente, a sociedade brasileira precisa perder o medo de mudanças e a Constituição de 88, apesar de ser “extraordinária”, precisa ser “aperfeiçoada”.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu uma atuação democrática do Poder Legislativo. “Só um Congresso Nacional aberto, ativo e altivo pode garantir o regime democrático”, afirmou Mendes, durante discurso na solenidade de assinatura.
Também participam do evento os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), do Senado, José Sarney (PMDB-AL), do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, além do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e do ministro da Justiça, Tarso Genro.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT em João Pessoa se reúnem nesta terça-feira para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura: “Não recai sobre nós”

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024