Categorias: Política

Lula critica EUA sobre emissão de gases

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (21), ao longo de seu programa de rádio semanal “Café com o presidente” que a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas (COP 15) serviu para alertar os governantes que a Terra precisa de ajuda. Ele fez um balanço do que se discutiu na semana passada em Copenhague, e criticou os Estados Unidos. Ele considera que os norte-americanos estão fazendo ‘pouco’ pelo planeta.

“O sentimento que fica é o de que os governantes do mundo inteiro vão ter que ter esse tema sempre como prioritário, para que a gente encontre uma solução definitiva e possa garantir a manutenção e a existência do planeta, permitindo que a espécie humana sobreviva”, afirmou Lula.

O presidente fez uma crítica aos países mais desenvolvidos. “O fato é que, cientificamente, está provado que há um aquecimento global. Todo mundo sabe que uma das coisas mais graves é a emissão de gases de efeito estufa. Todo mundo sabe que os maiores culpados são os países mais industrializados. Eles começaram a poluir muito tempo antes do Brasil, China, Índia e de outros países”.

Mas para Lula, o foco da COP 15 não foi encontrar um culpado para a situação, mas uma solução capaz de frear o aquecimento global. “O que se discute agora é quais as medidas vamos tomar”.

 

Crítica aos EUA

O presidente criticou os Estados Unidos. Ele considera que os norte-americanos estão devendo ao planeta. “Os EUA não são signatários do Protocolo de Kyoto. Então, eles não têm metas. Mas mandaram meta para o Congresso Nacional, que é a diminuição de 17%, da emissão de gás de efeito estufa. Significa que estão propondo a redução de apenas 4%. É muito pouco”, afirmou.

Lula acredita que o mundo vai encontrar seu caminho. “Depois de muita tensão, nos colocamos em um acordo entre China, Índia, África do Sul e EUA, que resolveu o problema do Protocolo de Kyoto. Mas até o próximo encontro, no México, deveremos fazer um acordo que possa definir uma política mundial para que a gente trabalhe o desaquecimento global”.

 

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

A programação do São João Multicultural de João Pessoa segue promovendo o ‘esquenta’ para os…

17 de maio de 2024

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos a lei complementar que…

17 de maio de 2024

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado

Com o aumento dos casos de gripes e síndromes respiratórias na Paraíba, João Pessoa realiza…

17 de maio de 2024

UEPB abre 3.614 vagas em três formas de entrada; veja detalhes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) os editais…

17 de maio de 2024