Categorias: Política

Lula convida e Hugo confirma presença em churrasco promovido pelo presidente, em Brasília; PB deve estar na pauta

A imprensa nacional confirmou neste fim de semana o convite feito pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao presidente da Câmara dos Deputados o deputado Hugo Motta (Republicanos), para um bate-papo e um churrasco com o chefe do Executivo. A recepção, que também contará com a presença do presidente do Senado e líderes da base aliada, será na Granja do Torto, em Brasília, na próxima quarta-feira (04/02/2026).

Segundo revelou, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), os detalhes do encontro ainda estão sendo ajustados e devem ser fechados na próxima segunda-feira. Interlocutores do presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmaram que ele estará presente. Motta já falou neste ano que um apoio a Lula no palanque da Paraíba dependeria de gestos concretos.

A iniciativa do Planalto busca resgatar um modelo de diálogo que Lula já utilizou em gestões anteriores, mas que será inédito neste mandato. A avaliação interna é de que o ambiente descontraído pode ajudar a reforçar a unidade da base governista logo no início do ano legislativo, em um período considerado estratégico, às vésperas do calendário eleitoral.

De Lula, afirmaram a rádio Jovem Pan que o presidente costuma pedir que esses encontros não se restrinjam a conversas estritamente políticas. A ideia é criar um clima informal, que permita a troca de impressões, o alinhamento de expectativas e ajustes na estratégia do governo para os próximos meses para fortalecer relações e destravar pautas. A movimentação faz parte do esforço do Planalto para fortalecer a relação institucional com o Legislativo.

Antes mesmo da volta oficial do Congresso, Lula deve se encontrar com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, durante a abertura do ano do Judiciário, na segunda, dia 02, às 14 horas.

Pautas no retorno das atividades no Congresso – Os trabalhos no Congresso recomeçam oficialmente também nesta segunda-feira, com uma pauta extensa e considerada prioritária pelo governo. Logo na primeira semana, entra em discussão o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Também está na agenda a Medida Provisória do Gás do Povo, que perde a validade no dia 11 de fevereiro. Outros temas sensíveis devem avançar nas próximas semanas. A PEC da Segurança Pública pode ser votada na comissão especial entre os dias 23 e 24 de fevereiro. À Jovem Pan, o deputado Mendonça Filho afirmou que pretende se reunir ainda nesta semana com o ministro da Justiça para tratar do assunto.

Na área de segurança, o governo também tenta avançar com o projeto antifacção, que cria um novo imposto sobre apostas online e prevê arrecadação de até R$ 30 bilhões por ano. Ainda estão no radar a regulamentação dos trabalhadores de aplicativos, prevista para março, e o debate sobre o fim da escala 6×1, esperado para abril.

Além disso, seguem pendentes a análise do veto à lei da dosimetria e a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal. No Palácio do Planalto, a avaliação é de que o governo precisa aprovar o maior número possível de matérias ainda no primeiro semestre. A partir da segunda metade do ano, a tendência é que o foco do Congresso se volte quase integralmente para as eleições.

Redação

Últimas notícias

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026

Veneziano diz que convite para vice de Cícero foi feito a Pedro e a Romero: “Se um deles decidir, está definido”

O senador e presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta segunda-feira (02),…

2 de fevereiro de 2026

Paraíba está entre os estados com maior tempo de espera em perícias do INSS, aponta CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) deu prazo até o mês de março para que o…

2 de fevereiro de 2026

Ruy avisa que ainda não definiu apoio a Efraim ou Lucas na disputa pelo Governo da PB: “Tem tempo”

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) deixou claro, durante entrevista nesta segunda-feira (02), que ainda…

2 de fevereiro de 2026