Categorias: Política

Lula: Brasil perto do Conselho da ONU

PUBLICIDADE

Sob o impacto da vitória da candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estimou ontem, em Copenhague, na Dinamarca, que Brasil está “muito perto” de obter uma vaga no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o chefe de Estado, a reforma da instituição, com a inclusão de países como o Brasil, a Índia e a Alemanha, “está madura”.

 

As declarações foram feitas quando Lula falava sobre as conquistas políticas que os eventos esportivos poderiam antecipar. Então o presidente comentou sobre as chances do País de ingressar no órgão máximo da ONU, hoje integrado pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido, pela França, pela China e pela Rússia. “O Conselho de Segurança da ONU para mim é uma questão de tempo”, disse Lula. “Ele (o projeto de reforma) está tão maduro, tão maduro… Eu não sei se vai acontecer no meu mandato, mas certamente nunca esteve tão maduro. E tem a compreensão do mundo inteiro.”

 

O presidente, porém, fez uma ressalva, comparando as mudanças na ONU à resistência que existe à substituição do grupo dos sete países mais ricos do mundo (G7), pelo dos conjunto de ricos e emergentes (G-20). “O problema é que, quem está lá (no conselho), não quer largar, ou não quer mexer. Se você está em um time que tem cinco… É como o G-8, que existe há 30 e poucos anos. Quando a gente constrói o G-20, eu não sei dizer se (o G-8) vai acabar. Eles estão tão acostumados em organizar reuniões desse jeito, que podem não querer acabar.”

 

Mesmo com as reticências, Lula entende que a hora está próxima. “Nós estamos muito perto”, ressaltou, lembrando que o Brasil defende, além da inclusão de país latino-americano, o ingresso de um país africano, da Índia e da Alemanha. “É isso que nós reivindicamos. E acho que vamos conquistar.”

Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024

Empreender PB assina mais de R$ 1,3 milhão em contratos durante abertura do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2024

O Programa Empreender Paraíba, em conjunto com toda equipe do governo estadual, participou da abertura…

6 de maio de 2024

Hervázio revela “conspiração” para derrubar Adriano Galdino da presidência da ALPB após ação do PSDB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira…

6 de maio de 2024

PRF na Paraíba apreende 4,5 kg de maconha e haxixe durante abordagem na BR-230, em Santa Rita

Durante uma blitz realizada na tarde desta segunda-feira (6) na BR-230, em Santa Rita, policiais…

6 de maio de 2024