O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pela legalidade da reeleição de Dinho Dowsley (PSD) à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O julgamento do agravo regimental que questionava a eleição foi concluído na noite desta sexta-feira (04), com os cinco ministros da 1ª Turma do STF acompanhando o voto do relator, ministro Flávio Dino.
A ação foi movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que apresentou uma reclamação constitucional contra a recondução de Dinho ao cargo. O partido alegava que a eleição feria o princípio da alternância de poder e ultrapassava o limite de reeleições previsto para a Mesa Diretora da Câmara.
No entanto, o ministro Flávio Dino já havia proferido decisão monocrática anteriormente, reconhecendo que a recondução de Dinho não violava os parâmetros estabelecidos pelo próprio STF. Segundo o relator, a primeira eleição de Dinho, ocorrida em 2021, não entra no marco de vedação definido pela Corte, que tem como referência temporal o dia 7 de janeiro de 2021.
Mesmo com a decisão favorável, o PDT recorreu por meio de agravo regimental, levando o caso ao colegiado da 1ª Turma. Nesta nova análise, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux acompanharam o voto do relator, consolidando a vitória jurídica de Dinho Dowsley.
Com a decisão, o STF encerra a disputa judicial em torno da presidência da Câmara Municipal da capital paraibana e reforça a legitimidade da eleição de Dinho, que segue no comando da Casa Napoleão Laureano.
PB Agora
Foram presos em João Pessoa quatro suspeitos de integrar uma quadrilha especializada na aplicação do golpe conhecido…
Fevereiro chegou e, em todo o Brasil, milhões de trabalhadores terão, além do Carnaval, um…
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informou que o antendimento…
O prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), oficializou nesta terça-feira (3) o nome de seu…
A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…
Pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, o senador Efraim Filho (União Brasil) admitiu, durante…