O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento no plenário reportagem publicada pelo site Brasil 247 em que o antropólogo John Comaroff, professor na Universidade Harvard, afirma que a Operação Lava-Jato viola a lei para criar “a presunção de culpa” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O Partido dos Trabalhadores, bem como o ex-presidente Lula, estão sendo perseguidos, acusados levianamente e tendo seus direitos violentados por terem levantado este país do pó, reorganizado a sociedade, a economia e fortalecido o estado democrático de direito. Motivos suficientes que incomodam os grandes empresários e a grande mídia”, disse.
De acordo com o parlamentar petista, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, o professor John Comaroff defendeu a substituição do juiz Sergio Moro para acabar com os questionamentos sobre sua isenção nas ações contra o petista, como a divulgação de gravações telefônicas e o grampo no escritório dos advogados de Lula, que ele classificou como “muito ilegal no mundo todo”.
O deputado Luiz Couto citou ainda outros trechos da entrevista do especialista. “Segundo Comaroff, ao vazar conversas privadas, mesmo que envolvam 20 pessoas, se Lula está entre elas, você sabe que é dele que a mídia falará. Isso é ‘lawfare’. Você manipula a lei e cria uma presunção de culpa. Ainda, o especialista afirmou que não se pode fingir que não se esperava que essas medidas contra Lula não teriam impacto. Isso demonstra uma ânsia em acusá-lo. Parece que Lula tem recebido um tratamento diferente nos aspectos legais na operação, disse o especialista”.
O Brasil após o golpe, acrescentou Luiz Couto, vive um Estado paralelo de violações graves contra o cidadão brasileiro. “Todas as vezes que vemos a polícia agir contra o MST e contra os movimentos sociais, lembramos que este tipo de intimidação é para atingir o projeto de governo que o PT implantou durante os 13 anos no Poder. Fortalecemos os movimentos sociais e agora estão tentando enfraquece-los para inviabilizar nosso partido. O mundo está vendo o que o Brasil está passando. Talvez, um dos piores momentos. Mas, os golpistas não contam com uma peça ainda mais forte e mais democrática, o despertar do povo brasileiro”, ressaltou.
“O sistema político pode até estar apodrecido, carcomido e corrompido, mas a esquerda brasileira e o campo democrático-popular estão sendo convocados a construir uma estratégia que não se limite às disputas eleitorais. Vamos às ruas, ocupá-las, resistir e lutar sempre”, finalizou o deputado Luiz Couto.
Redação com Assessoria
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na noite de ontem (03), para combater um…
Cerca de 77 mil alunos da rede pública de João Pessoa, estão de volta a…
O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (03/02), a Medida Provisória (MP) nº 1.313,…
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, terça-feira (03/02) o projeto de lei…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia nesta…
Foi definido ontem (03), pelo prefeito interino de Cabedelo e pré-candidato na eleição suplementar marcada…