Categorias: Política

Luciano e seu mandato perdido

PUBLICIDADE

Não consigo entender muito bem essa celeuma toda relacionada ao fato do vice-governador Luciano Cartaxo (PT, na foto ao lado) ter se inscrito para disputar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições.

Um pé na Assembleia

Naturalmente, ele está apenas tentando reaver a cadeira parlamentar que lhe caiu praticamente no colo, quando o então deputado estadual Ricardo Coutinho (na época, recém-desfiliado do PT) conquistou seu primeiro mandato como prefeito municipal de João Pessoa, em 2004, já pelo PSB.

Opção pela vereança

Luciano – que era vereador na Capital – decidiu permanecer na câmara, aonde viria a ser o primeiro líder da bancada ricardista, que então vivia em clima de lua-de-mel com os maranhistas, constituindo um cenário muito diferente da conjuntura política atual.

Chance foi desperdiçada

Cartaxo deixou de lado a vaga na Assembleia Legislativa (até porque teria que disputar novamente o assento na Casa de Epitácio Pessoa, logo dois anos depois) e repassou o mandato para o segundo suplente de Ricardo, ressuscitando o então sumido Nivaldo Manoel.

Ressurgindo das cinzas

O hoje deputado evangélico não tinha conseguido sequer se eleger vereador, cargo que já havia sido exercido por ele e – de repente – viu-se sentado numa cadeira no plenário da AL. Em seguida, Nivaldo conseguiu se reeleger e ainda obteve a proeza de conduzir sua filha, Elisa Virgínia, para a Casa de Napoleão Laureano.

Começaria tudo outra vez…

Portanto, Luciano Cartaxo, ao desistir de lutar pela manutenção da vaga de vice-governador na chapa de José Maranhão (PMDB), apenas retorna ao patamar inicial de sua promissora carreira política em nível estadual: a Assembleia.

Buscando antiga cadeira

Ele tornou-se, a partir de agora, uma espécie de Indiana Jones das urnas, encarnando o papel do “Caçador do Mandato Perdido”. Ou seja: o petista vai tentar retomar aquele espaço que já foi dele um dia, mas que – como dizem os sertanejos – preferiu deixar o cavalo passar selado.

Almoço de pesos-pesados

O vereador Fernando Milanez (PMDB), secretário de Acompanhamento da Gestão Governamental do Estado, almoçou na segunda-feira passada com o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), no restaurante da Sonho Doce Recepções, localizado na Praça da Independência.

Ampliando as fronteiras

E por falar em Milanez, ele entregou ao governador José Maranhão, nesta quarta-feira, uma pauta de reivindicações feitas por diversas lideranças da cidade de Campina Grande. O documento foi elaborado durante visita que o secretário fez ao município, para estabelecer uma ponte administrativa visando o atendimento aos pleitos que tramitam entre a secretaria e a prefeitura.

Ponte Campina-Capital

Milanez esteve na audiência acompanhado pela secretária de Interiorização do Estado, Ana Cláudia Vital do Rego, que intermediou uma conversa anterior com o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) e vereadores campinenses.

Socialista também é “tuiteiro”

O ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ultrapassou os seus quatro mil seguidores no Twitter. Ele agora tem 4.175 admiradores de carteirinha inscritos no microblog, em números registrados até o começo da noite desta quarta-feira.

Tucano bom de Internet

Já o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) ultrapassou a marca dos seis mil seguidores, também nesta quarta-feira. No início da noite, ele atingiu o patamar de 6.023 adeptos no Twitter.

Líder mantém posição

Cris Lima Machado, a maior “tuiteira” da Paraíba, mantém-se como recordista absoluta em relação ao total de seguidores no Twitter, alcançando a inacreditável quantidade de 35.193 acompanhantes virtuais. Ela é DJ, fotógrafa, trabalha profissionalmente com Internet e Marketing, além de ser estudante do curso de Gestão Pública.

Entre os 50 mais do Brasil

Ocupando a 49ª posição entre os preferidos do Twitter, em todo o Brasil, Cris Lima festeja seu aniversário nesta quinta-feira participando de um clube restrito no mundo virtual da Internet, que tem a cantora baiana Ivete Sangalo como a número 1.

Opinião pública atrai votos

Este ranking é definido por três fatores: Influência, Popularidade e Envolvimento com o Twitter e não apenas pelo número de seguidores que cada um dos “tuiteiros” possui. Isto, é claro, permite uma ampla disseminação de opiniões favoráveis ou contrárias a determinado político que seja ou não apoiado eleitoralmente por ela.

Acidente de trânsito

Lamentavelmente, Cris L. (seu nick no twitter) foi atropelada por uma moto nesta quarta-feira. A motocicleta bateu nas costas dela, que estava sentada no meio-fio de uma calçada, para tuitar ao telefone celular, como a própria revela:

– Ai que doooorrr! Nem vi a moto, me bateu nas costas… Fui atropelada… Dor do infernoooo!

– É que eu sentei no meio fio para tuitar. Foi só uma pancada nas costas. Tô com o bumbum roxo… Hahahah.

Disse-me-disse virtual

Está circulando na Internet a versão de que o ouvidor das polícias Civil e Militar da Paraíba, advogado Mário Júnior, foi demitido do cargo pelo governador José Maranhão, somente porque ele participou do Encontro de Tuiteiros promovido por Cris L. e o ex-governador Cássio Cunha Lima, no último dia 24 de abril, nos salões do Jangada Clube, localizado na praia do Cabo Branco.

Troca-troca na Segurança

A edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira traz, realmente, a nomeação de Ricardo Palmeira Sobral como novo ouvidor da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em lugar do ex-titular da função, Mário Gomes de Araújo Júnior.

Conselho Gestor das PPP’s

Maranhão nomeou, na mesma edição do DOE, os membros do Governo indicados para compor o Conselho Gestor de Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba – CGPB, coordenado pelo titular da secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag, Osman Bernardo Dantas Cartaxo.

Governo e sociedade civil

São eles: Marcelo Weick Pogliese (secretário-chefe do Governo – Casa Civil), Marcos Ubiratan Guedes Pereira, (secretário das Finanças), Francisco Carlos Firmino de Sousa, (secretário da Infra-estrutura em exercício), Francisco Jacome Sarmento (secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência & Tecnologia) e, ainda, Francisco de Assis Benevides “Buega” Gadelha, (presidente da Fiep – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba).

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026