Categorias: Política

Lira lamenta lentidão histórica em investimentos hídricos no Nordeste

PUBLICIDADE

 Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (29), o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) manifestou seu contentamento pela aprovação, por parte do Banco Mundial, do financiamento das obras do Ramal Piancó, no projeto de transposição de águas do Rio São Francisco. Segundo ele, trata-se de uma extraordinária notícia para a Paraíba, especialmente para os 18 municípios que compõem o “Vale do Piancó”.

Lira disse que há tempos a Paraíba luta para incluir o Ramal Piancó na transposição e lamentou o que considera uma “lentidão histórica” nos investimentos em obras hídricas do Nordeste, acarretando problemas para o povo da região, que sofre os efeitos das sucessivas secas. O Senador historiou os investimentos, destacando que eles só ocorreram com hiatos de muitos anos.

Ele falou da importância da transposição e disse que a lentidão no aproveitamento da capacidade hídrica no Nordeste justifica a necessidade de urgência na conclusão das obras, para solucionar de vez o problema de abastecimento no Nordeste.

Ramal Piancó – Ao fazer menção ao Ramal de Piancó, ele lembrou que a obra terá financiamento do Banco Mundial e que a notícia é excelente para os paraibanos. Ele lembrou que, desde que assumiu o mandato, se comprometeu em lutar permanentemente pela inclusão desse Ramal em solo paraibano.

“Nessa nota técnica, o Banco Mundial sinalizou positivamente, que no mês de março, os recursos estarão aprovados em caráter definitivo” comemorou. Segundo Lira, a previsão do Ministério da Integração Nacional é de que a processo de licitação para o início das obras seja concluído no segundo semestre deste ano, e as obras deverão ter início no primeiro semestre de 2017.

“É uma notícia fantástica para o Estado da Paraíba, especialmente para a região metropolitana do Vale do Piancó, com seus 18 municípios. Essa obra vai perenizar o Rio Piancó, vai abastecer o sistema Mãe D`água e o seu excesso vai correr permanentemente pelo Rio Piranhas” detalhou.

Ao defender mais recursos para obras hídricas de seu estado, Lira lembrou que a Paraíba é o Estado brasileiro que detém a menor capacidade hídrica de todo o País. Isso ocorre porque, ao longo de toda a extensão do semiárido, a Paraíba tem um terreno cristalino, que não oferece condições favoráveis à acumulação de água na superfície.

Por conta dessa carência, Lira ressaltou que a Paraíba será o estado mais beneficiado com a transposição, obra que vai levar água para mais de 12 milhões de nordestinos, em 390 municípios, beneficiando mais de 100 cidades paraibanos, com a entrada no projeto do Ramal Piancó, inundando açudes como Epitácio Pessoa e Coremas Mãe D’Água.

Em relação ao futuro do Rio São Francisco, Raimundo Lira garantiu que o “Velho Chico” continuará com água suficiente para abastecer Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Para isso ocorrer, ele apresentou Projeto de Lei, já aprovado na Comissão Especial que analisa os projetos da “Agenda Brasil”, que garante recursos permanentes para a revitalização do Rio São Francisco. “O projeto cria, de forma permanente, as condições para a revitalização do Rio São Francisco”, destacou.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pai e filho continuam internados em após acidente com caminhão-pipa na cidade de Puxinanã

Um grave acidente ocorrido na manhã de ontem (21), onde um pai de 43 anos…

22 de janeiro de 2026

Prefeito Bruno Cunha Lima anuncia reajuste acima do piso nacional para professores em Campina; confira

O prefeito Bruno Cunha Lima anunciou, hoje (22), que o município de Campina Grande vai…

22 de janeiro de 2026

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, no sentido Bayeux–João Pessoa

Um atropelamento tirou a vida de um ciclista de 65 anos na manhã de hoje…

22 de janeiro de 2026

Inscrições para o CRESCER 2026 crescem mais de 150% e reforçam expectativa de público recorde

O Encontro Nacional da Família Católica, CRESCER, realizado anualmente em Campina Grande, já registra um…

22 de janeiro de 2026

Cadáver é encontrado com sinais de tortura no bairro de Manguinhos, em Bayeux

A polícia investiga as causas da morte de um corpo encontrado na manhã de hoje…

22 de janeiro de 2026

Flamengo vence o Vasco na estreia do time principal no Carioca

O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, nesta quarta-feira, na estreia da equipe…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464