A Paraíba o tempo todo  |

Líderes alertam: "Quem não tiver grupo estará ‘morto’ no pleito de 2020"

Os presidentes dos partidos Podemos e Democratas, vereador licenciando Galego do Leite e Waldeny Santana, respectivamente, comentaram sobre o impacto da proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2017) que cria cláusulas de desempenho eleitoral para que os partidos políticos tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de rádio e televisão, além de acabar com as coligações para eleições proporcionais para deputados e vereadores, nesse caso a partir de 2020. A PEC já foi aprovada pelo Senado.

Galego, que comanda o Podemos em nível estadual, afirmou que o partido está de forma ordenada, com pessoas comprometidas com a sigla, e que a legenda não está preocupada com a quantidade de filiados, e sim com a qualidade destes militantes que irão disputar as próximas eleições.

Segundo ele, os partidos que não se reinventarem e não tiverem um grupo unido “estarão mortos” na próxima eleição.

– Os partidos têm que se reinventar. Acabou essa história de você ser um presidente de partido, pegar as atas e só se lembrar dos filiados próximo de fechar as coligações. Quem não tiver grupo, mais do que nunca, estará morto nas eleições de 2020. Nós não queremos quantidade. Não adianta encher o partido de figuras que não têm compromisso com o partido. Mais do que nunca, quem não valorizar os seus mandatários e filiados, e não estiver disposto a se desprender do cargo que exerce para poder compartilhar, dificilmente o partido vai crescer no Estado – pontuou.

Ao abordar o mesmo assunto, Waldeny, que comanda o DEM em Campina Grande, afirmou que o fim das coligações é algo importante para os partidos e que a medida valoriza o compromisso partidário.

– Isso valoriza mais o compromisso partidário, valoriza mais a legenda, acaba com as coligações, onde nós já sabíamos quem seriam os eleitos, já sabíamos quem seriam os candidatos que teriam suas ‘cadeiras cativas’ no Poder Legislativo. O fim das coligações já tem um ganho clássico, que é o fortalecimento do instituto do partido político – ponderou.

 

Redação


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe