Categorias: Política

Emenda Impositiva na ALPB: Barbosa alerta para cenário de crise

PUBLICIDADE

Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) disse, nesta quarta-feira (14), que reconhece a importância da Emenda Impositiva para o Legislativo paraibano, mas alertou para a inoportunidade da aplicação da aprovação da matéria diante do cenário de crise por que passa o país, sobretudo com a postura discriminatória do Governo Federal com a região Nordeste.

“O governador João é contrário à tramitação e aprovação da PEC que nos traz a figura da emenda impositiva por diversas razões. Ele tem argumentado conosco, dito de forma reiterada e recorrente das dificuldades orçamentárias que entrefaremos se aprovarmos. Acresce-se a isso a política discricionária do governo federal que limitaria, acabaria coma capacidade de investimento e parcerias coma as prefeituras nas obras do pacto social, por isso tem feito um apelo para que nós aquiesçamos a postergação dessa pauta. Os deputados da oposição não querem ouvir falar nisso, mas as negociações estão abertas O processo de discussão é contínuo e a gente vai tentar estabelecer o convencimento da inoportunidade”, explicou.

Barbosa lembrou que a própria União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) tem feito um trabalho de convencimento nas Casas Legislativas do país para a importância dessa Emenda para o parlamento. Ele disse, no entanto, que, como integrante da base do governo, não pode trabalhar para prejudicar o planejamento da gestão.

“Essa é uma bandeira não somente de grande parte dos integrantes da Assembleia Legislativa da Paraíba, como também uma bandeira nacional. Eu tenho conversado muito com o governador João Azevêdo e inclusive com a própria UNALE, que tem defendido e peregrinado nas assembleias fazendo palestra sobre a importância para o parlamento da iniciativa das emendas impositivas”, disse.

FALTA RECURSOS

Assim como os membros da oposição que apoiam a medida, Barbosa também reconhece sua importância, mas ponderou ao alertar que, para que ela seja efetivada devem existir recursos.

“A emenda é de grande valia para a atividade legislativa, a liberdade de atuação do parlamentar, mas há uma questão hoje de recursos. Nós não temos, segundo o governador, a menor condição de implantarmos para já essas emendas e nós falamos com a verdade, com a realidade. Somos governo e torcemos para o que seja melhor para a Paraíba”, defendeu.

AUTONOMIA

Barbosa ressalta que a Emenda dará autonomia ao legislativo, que poderá, independentemente das ações do Estado, destinar recursos para suas bases, onde eles conhecem e sabem das reais necessidades.

“É bom para o legislativo, é. Você fica com autonomia, você não depende de governo para chegar a um município onde você atua. Não tendo a emenda impositivo a aplicabilidade dos recursos é consoante às prioridades estabelecidas pelo executivo, então inobstante essa importância, nós temos uma realidade, vamos tentar sobrestar essa discussão sem crise, e asseverar sobre a inoportunidade de, nesse momento, aprovar a matéria”, finalizou.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024