A Paraíba o tempo todo  |

Líder do DEM minimiza: houve apenas convite do PMDB a Kassab

Líder do DEM na Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC) se diz contrário a fusão de seu partido com o PMDB. O assunto passou a ser ventilado com a aproximação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ao vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB). O parlamentar minimiza a movimentação e garante: "houve apenas um convite do PMDB para que Kassab entrasse no partido".

Embora rejeite a ideia, Bornhausen defende a discussão sobre a fusão por "estar na ordem do dia e ser juridicamente possível". Mas, segundo ele, "a partir de um convite a Kassab foram feitas elucubrações". "O convite virou fusão, e até mesmo adesão", diz Bornhausen, minimizamdo a possibilidade de fusão.

– "Todos nós, inclusive Kassab, somos favoráveis a nos mantermos na oposição". E acrescenta: "precisamos fortalecer o partido".

Segundo Bornhausen, "a maioria esmagadora do partido deseja fortalecer o DEM através dos seus mecanismos próprios, que são as convenções, e o quanto antes". E detalhou: "É preciso apresentar ao partido os resultados das urnas e ver como a base se manifesta".

Integrantes do DEM afirmam que a movimentação do prefeito paulistano em direção ao PMDB é apenas uma forma de se fortalecer internamente para disputar a presidência da legenda com o atual dono do cargo, o deputado Rodrigo Maia (RJ). "Kassab pode o que quiser dentro do partido. Ele é o nosso líder, o nosso grande líder… onde ele estiver, estaremos", defendeu Bornhausen. "É hora do partido se renovar", pontuou.

Lideranças nacionais do DEM garantem ser inviável a fusão entre as siglas e apontam motivos pessoais para a movimentação de Kassab. Agora, tanto o DEM quanto o PSDB pretendem esvaziar a estratégia de fusão. Sem diálogo com o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e sem perspectivas de nova candidatura na aliança PSDB-DEM, Kassab buscaria no PMDB futuro político, ainda segundo seus colegas de partido.

 

Terra

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe