Categorias: Política

Líder da oposição na ALPB projeta Efraim no comando da federação na PB: “União Brasil sai fortalecido”

PUBLICIDADE

O deputado estadual George Moraes (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), afirmou nesta quarta-feira (1º) que o senador Efraim Filho (União Brasil–PB) deve assumir o controle da federação União-Progressista no estado. A declaração foi dada em entrevista ao programa CBN João Pessoa, da rádio CBN Paraíba, em meio à disputa interna que envolve o grupo de Efraim e o do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), aliado do governador João Azevêdo (PSB).

Segundo Moraes, os últimos movimentos políticos apontam para a consolidação de Efraim no comando, contrariando a expectativa criada por Aguinaldo Ribeiro e Daniela Ribeiro, que chegaram a anunciar a posse em agosto, mas não avançaram. “A tese pública e transparente defendida por Efraim foi a de adiar a decisão. E hoje, com a saída de Cícero Lucena e a possível desfiliação de Mersinho Lucena, o Progressistas se enfraquece, enquanto o União Brasil se fortalece por estar alinhado à oposição ao governo do PT”, afirmou o parlamentar.

Moraes também destacou que a pré-candidatura de Efraim ao Governo da Paraíba, com apoio do Partido Liberal (PL), é o projeto prioritário da oposição para 2026. Ele ressaltou que a federação deverá marchar junto com o PL, que já articula nominatas competitivas para a disputa proporcional. “O PL terá um papel importante nessa construção. Valdemar [Costa Neto] deixou claro que Efraim participará da escolha da segunda vaga ao Senado. Essa definição será coletiva, junto com nomes como Marcelo Queiroga, Pedro Cunha Lima, Gilberto e Valber”, pontuou.

A disputa pelo comando da federação é considerada estratégica, já que tanto Efraim Filho quanto Lucas Ribeiro estão colocados como pré-candidatos ao Governo da Paraíba em 2026. Contudo, a direção nacional deve aguardar a consolidação do cenário político, com base em pesquisas e capacidade de articulação, antes de oficializar a liderança no estado.

Nos bastidores, a movimentação de Ciro Nogueira e Antonio Rueda em nível nacional pressiona os diretórios estaduais a se alinharem ao discurso de oposição ao Governo Federal, o que pode ampliar o isolamento de grupos aliados ao Executivo, como o de Lucas Ribeiro na Paraíba.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464