Categorias: Política

Leonardo Gadelha apoia prefeitos paraibanos em Brasília

PUBLICIDADE

Durante os dias 28 e 30 de janeiro, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), sediará o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. O evento tem o objetivo  de apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.

 

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB), que na manhã desta segunda-feira recebeu as visitas dos prefeitos de Vieirópolis, Antônio de Braga, Lastro, Emanuel e Sousa, André Gadelha, falou o que representa este evento para os municípios. “Eu julgo extramente importante que a presidenta Dilma possa reunir ano após anos com os mais de cinco mil prefeitos do país, porque há uma injustiça na divisão das riquezas nacionais. A união fica com 66% do bolo tributário e estados e municípios dividem o restante, sendo que a maior parte das incumbências recai justamente nos ombros dos prefeitos”, explica.

 

O Encontro terá cinco auditórios onde ocorrerão palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também estarão à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios como, por exemplo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

 

 

Dentro da programação principal, que ocupará os auditórios Master e Planalto, estarão contemplados aqueles ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais. Serão discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura.

 

No primeiro dia, o destaque será as Políticas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia, com programação mais extensa, serão abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, o enfrentamento ao Crack, dentre outros. No último dia, a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.

 

 

Na opinião do parlamentar, o momento propicia uma renovação da forma como os recursos são distribuídos. “Precisamos fazer essa discussão. Há que se fazer um novo pacto federativo, há que se fazer uma redistribuição tanto de recursos como de incumbências. Acho que esses encontros, esse diálogo permanente é parte desse projeto. Acho que os prefeitos vão ser beneficiados com novos programas que o governo vai lançar já nesta semana”, disse.

 

Leonardo Gadelha ressaltou que seu gabinete está à disposição para auxiliar os gestores municipais. “Acredito que muitos prefeitos da Paraíba, muitos prefeitos da minha base de apoio estarão presentes em Brasília justamente para participar deste diálogo, para fazer parte desta discussão junto ao governo federal e eu quero apoiá-los integralmente nesta visita”, finaliza.

 

Folha do Sertão

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Começam inscrições para o CFO 2026 do Corpo de Bombeiros da Paraíba

Oportunidade de trabalho e de fazer carreira militar. As inscrições para a seleção do Quadro…

8 de dezembro de 2025

Rivais Ceará e Fortaleza caem juntos para a Série B

Três clubes nordestinos rebaixados. A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro definiu os dois…

8 de dezembro de 2025

DEAM prende homem por violar medidas protetivas na Capital

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da…

7 de dezembro de 2025

Prefeitura de Capim lamenta morte de secretário após acidente registrado na noite deste sábado

A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…

7 de dezembro de 2025

Tiroteio provoca correria e deixa comerciante ferido na orla de Cabedelo

Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…

7 de dezembro de 2025