Categorias: Política

LDO de 2020 da PMJP será avaliada amanhã e polêmica em torno das emendas impositivas deve voltar à tona, prevê líder da oposição

PUBLICIDADE

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2020 da Prefeitura Municipal de João Pessoa será debatida na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), quinta-feira (30), a partir das 11h. Esta semana, o Legislativo Municipal também vai realizar três audiências públicas e uma sessão solene no Plenário Senador Humberto Lucena, na Casa Napoleão Laureano. Um dos temas que deve voltar a tona é as emendas impositivas cobradas ao prefeito Luciano Cartaxo pelo líder da oposição na CMJP o vereador Marcos Henriques (PT).

 

A LDO é o instrumento que estabelece as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital, para o exercício financeiro subsequente, servindo de orientação para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O prazo para que os vereadores apresentem emendas ao projeto da LDO 2020, junto à Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO), é 5 de junho, até às 17h, no gabinete do relator da peça, vereador Humberto Pontes (Avante). O relatório da peça orçamentária está previsto para ser apresentado, em reunião da CFO, no dia 10 de junho.

 

Em recente entrevista a imprensa o vereador Marcos Henriques (PT) disse que recuou um pouco do propósito de impeachment contra o prefeito Luciano Cartaxo (PV), mas garantindo que não desistiu da iniciativa anunciada na tribuna da Câmara no meio desta semana.

 

"O líder da situação, vereador Milanez Neto, falou numa reunião com a bancada da oposição nesta semana aceitando que o prefeito já admite o cumprimento das emendas, então resolvi aguardar", disse Marcos Henriques, destacando que não vai desistir de implicar o prefeito no crime de responsabilidade fiscal.

 

Devido ao não cumprimento das emendas impositivas, por parte da gestão municipal, os vereadores estão enfrentando dificuldades junto ao eleitorado, já que se comprometem em destinar verbas para serviços e obras, mas as ‘promessas’ não saem do papel justamente por conta da omissão do poder público.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Saúde de JP desmente fakenews sobre casos de varíola dos macacos no Trauminha

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa emitiu um alerta oficial nesta quinta-feira (19),…

19 de fevereiro de 2026

Flamengo inicia corrida pelo bi da Recopa Sul-Americana contra Lanús

Campeão da América e atual campeão brasileiro, o Flamengo inicia nesta quinta-feira (19), a corrida…

19 de fevereiro de 2026

Campinense está a um empate para garantir classificação para semifinais do Paraibano

Líder do Campeonato Paraibano com 15 pontos, o Campinense está a um ponto para chegar…

19 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Serra Branca entra na mira do MP por falhas na previdência municipal

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça, expediu uma recomendação…

19 de fevereiro de 2026

Daniela nega rumores de renúncia do Senado, tacha informação de mentira, e critica gestão de Cícero

A senadora Daniela Ribeiro (PP) desmentiu, nesta quinta-feira (19), os boatos de que estaria prestes…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026