Categorias: Política

Kassab é destaque por não cumprir metas

PUBLICIDADE

INOPERÂNCIA: presidente nacional do futuro partido de Rômulo Gouveia é destaque por não cumprir metas de Governo; obras não saíram do papel

Presidente Nacioanal do PSD, Kassab tem 21 meses para finalizar os projetos; obras importantes, como a construção de três hospitais, ainda não saíram do papel. Ao que tudo indica o prefeito está preocupado apenas em conseguir filiados para a nova sigla pessando no próximo pleito.

A Prefeitura cumpriu até agora apenas 10% das metas estipuladas pelo prefeito Gilberto Kassab em março de 2009. Restando 21 meses para deixar o cargo, Kassab concluiu apenas 24 das 223 metas previstas na Agenda 2012. Obras importantes como a construção de três hospitais e a ampliação do número de corredores de ônibus do Município ainda não saíram do papel. E a administração municipal considera metas ainda em fase de projeto como em andamento.

O balanço das metas de Kassab foi divulgado ontem pelo Movimento Nossa São Paulo em evento que não contou com a presença do prefeito e seus secretários, como acontece em cidades como Bogotá, na Colômbia. Entre as promessas ainda não cumpridas pela Prefeitura está a criação de 66 km de corredores de ônibus. As obras nem começaram. "O mais grave é que metas estão abandonadas. O importante é que sejam retomadas o quanto antes", diz o diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos, Marcos Bicalho.

Promotor de Justiça dos Direitos Humanos na área da saúde, Arthur Pinto Filho afirma que o cumprimento das metas é factível. "É preciso ter uma definição de prioridades, o que não tem acontecido até o momento", explica o representante do Ministério Público Estadual. Ele afirma também que a falta de um fundo municipal de saúde impede que a fiscalização sobre onde o dinheiro público é aplicado seja mais eficaz.

A construção de dez AMAs Especialidades e a ampliação do programa de fornecimento de remédio a pacientes com colesterol e triglicérides foram as únicas promessas cumpridas entre 11 feitas para a saúde. A construção de hospitais nas zonas norte, sul e leste ainda não passou da fase de projeto e não se sabe quando entrarão em operação.

Educação A promessa de colocar 100% das crianças cadastradas em creches ainda está longe de ser cumprida. Segundo o levantamento do Nossa São Paulo, apenas 56,50% da demanda foi atendida em 2010. A Prefeitura também não atendeu plenamente a procura por vaga nas pré-escolas (93,55% das crianças matriculadas). Mesmo ainda insuficiente, a existência de vagas para quase a totalidade dos alunos pode ser explicada pelo fato de crianças de 6 anos, que eram de Emeis (ensino infantil), passarem a ser atendidas em Emefs (ensino fundamental).

 

Motivo

Arthur Pinto Filho

PROMOTOR DE JUSTIÇA DOS DIREITOS HUMANOS

"O problema é o descontrole nos gastos públicos, que é um empecilho para que as metas sejam cumpridas"

4 RAZÕES PARA…

1.Com o plano de metas, o prefeito se compromete a cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral ou ainda no início do mandato.

2. Também é uma boa forma de acompanhar se as propostas feitas pelo prefeito estão sendo cumpridas ou não ao longo do mandato e poder cobrar posteriormente.

3.A Prefeitura se compromete também a divulgar a cada seis meses os indicadores de desempenho sobre as metas propostas, o que facilita o acompanhamento.

4. O plano de metas só tem eficácia se a sociedade se envolver no processo de fiscalização das promessas feitas pelo prefeito.

PSD

Na Paraíba, o escolhido para dirigir a sigla de Kassab foi o vice-governador Rômulo Gouveia. O prefeito de São Paulo deve pisar em solo paraibano neste domingo (10) para confirmar a filiação de Gouveia
 

Redação com Estadão

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026