Justiça rejeita pedido do União Brasil e valida pesquisa PB Agora/Datavox em Riacho dos Cavalos

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral confirmou que a pesquisa eleitoral PB Agora/Datavox na cidade de Riacho dos Cavalos atende a todos os requisitos exigidos pela Resolução TSE nº 23.600/2019. A decisão foi tomada após a Datavox Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda entrar com um Agravo Regimental contra a suspensão determinada pelo Juízo da 38ª Zona Eleitoral de Catolé do Rocha, a pedido do partido União Brasil.

A decisão monocrática do relator Roberto D. Horn afirmou que a pesquisa cumpriu todas as exigências legais, incluindo a metodologia, o plano amostral, a ponderação de dados e a assinatura digital do estatístico responsável. Além disso, a Justiça destacou que a variável de etnia não é exigida pela Resolução TSE nº 23.600/2019 e que a utilização de dados do Censo 2010 foi justificada pela falta de dados atualizados do Censo 2022 para o nível econômico.

O fato é que um dos fatores que estava sendo questionado pelo União Brasil trata-se da utilização de duas bases de dados e de base de dados decorrente do IBGE. Porém o juiz eleitoral Roberto D’Horn ressaltou em sua decisão que as alegações “não prosperam” já que basta uma rápida consulta ao site do IBGE para efetivamente não se constatar a disponibilização do dado estatístico em relação ao nível econômico no Censo de 2022.

Inicialmente, a decisão de 1º grau havia suspendido a divulgação da pesquisa, alegando a não observância de alguns incisos do artigo 2º da Resolução TSE nº 23.600/2019, no entanto, o relator reconsiderou a decisão ao constatar que todas as informações obrigatórias estavam devidamente registradas, incluindo o valor e origem dos recursos despendidos, o plano amostral, e os dados do estatístico responsável.

“Dessa forma, melhor analisando os argumentos ora trazidos pelo agravante e considerando a vasta documentação acostada aos autos, concluo, em um juízo de cognição sumária, que não há óbice para a divulgação da
pesquisa em tela” diz trecho.

É válido ressaltar que o PB Agora e o Instituto Datavox, mantêm uma parceria sólida e já se tornaram referência em pesquisas eleitorais na Paraíba, contribuindo para a transparência e a informação no processo eleitoral.

Com a decisão, a Justiça garante assim o direito líquido e certo à divulgação da pesquisa eleitoral PB-07991/2024, assegurando que os eleitores de Riacho dos Cavalos tenham acesso às informações coletadas sobre o cenário eleitoral local.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464