Categorias: Política

Justiça suspende votação da reforma da Previdência na Assembleia

PUBLICIDADE

O texto da reforma da Previdência encaminhado à Assembleia pelo Executivo foi judicializado. Uma liminar concedida nesta quarta-feira (11) pelo Tribunal de Justiça da Paraíba determinou a suspensão da apreciação da matéria, que ocorreria nesta quinta.

O presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB) chegou a comunicar que o texto seria votado amanhã, já que hoje foi aprovado por maioria o pedido de apreciação da matéria em caráter de urgência urgentíssima. No entanto, a decisão do juiz convocado, Onaldo Queiroga, suspende a deliberação da Mesa Diretora do Poder Legislativo.

O magistrado atendeu ao pedido feito pelo líder da oposição, o deputado Raniery Paulino alegando ilegalidade no encaminhamento determinado por Adriano, após a aprovação do regime de urgência urgentíssima.

O juiz observou a necessidade de um debate mais amplo com a participação da minoria da Casa. “Caso se concretize, violará o direito ao devido processo legislativo constitucional, o direito da minoria de participar ativamente do processo legislativo e o direito de representação do Impetrante e dos demais Deputados Estaduais que integram a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba”, publicou Onaldo Queiroga

Cabe recurso.

Confira decisão:

Entenda:

Após intensa discussão e debate acalorado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia em torno da Proposta de Emenda Constitucional que trata da reforma da Previdência para servidores do estado, a matéria poderia ser aprovada nesta quinta-feira, mesmo sem o parecer dos membros da CCJ.

No final da apreciação da Ordem do Dia desta quarta-feira (11), o plenário aprovou por maioria o regime de Urgência Urgentíssima para a apreciação do texto. Na prática, a matéria poderia sair da Comissão e ir direto para o plenário da Casa, reduzindo o debate sobre a posposta e, possivelmente, garantindo sua aprovação antes mesmo do recesso parlamentar.

Embora uma nova reunião da CCJ esteja agendada para esta quinta-feira (12), quando o deputado Wallber Virgolino deverá apresentar seu voto, já que o texto está sob pedido de vistas dele, a matéria poderia ser levada à apreciação sem esse aval.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Alistamento e regularização eleitoral registra longas filas em JP e TRE-PB orienta eleitores; veja quem precisa ir presencialmente

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) anunciou medidas importantes para facilitar o processo eleitoral…

8 de maio de 2024

PM deflagra operação e deixa dois mortos e dois feridos no Bairro São José, em João Pessoa

A Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (08), uma operação, no Bairro São José,…

8 de maio de 2024

Mídia nacional destaca caso de corretor e flanelinha em motel da Grande JP e lista os itens consumidos

O polêmico caso de um corretor de imóveis e um flanelinha ganhou repercussão nacional hoje…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024

No Dia Mundial da Mineração, FIEPB celebra o fortalecimento do segmento na Paraíba

No dia 07 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Mineração, e a Federação…

8 de maio de 2024

Postes e fiações caem no meio de rua no Centro de João Pessoa; Energisa e Semob são acionadas

Equipes da Energisa e da Semob, foram acionadas na manhã desta quarta-feira (08), para verificar…

8 de maio de 2024